Na 14.ª etapa do Campeonato do Mundo, a última antes da pausa de verão, um desempenho espetacular do monegasco no domínio da McLaren. O Ferrarista faz a pole à frente de Piastri e Norris. Pior resultado para Hamilton, que vai largar em 12.º, depois de ter sido eliminado na Q2.
Após o domínio dos treinos livres, no asfalto do Hungaroring, Charles Leclerc exaltou-se com uma Q3 estridente, à frente dos McLaren.
Muito se esperava da Ferrari nesta qualificação, depois das boas respostas às alterações verificadas em Spa. Num circuito como o húngaro, onde é difícil ultrapassar, esperava-se que a tração mecânica fosse decisiva, e foi. Uma satisfação também para Fred Vasseur, acabado de renovar o seu contrato de vários anos com a Ferrari.
Qualificação
Na Q1, o melhor tempo foi de Oscar Piastri com 70 milésimos de segundo de vantagem sobre Alonso, e Hadjar em terceiro. Os Ferraris arriscaram a exclusão mas acabaram por se salvar, com Leclerc em 5.º e Hamilton em 10.º. Eliminados após a Q1 foram Tsunoda, Gasly, Ocon, Hulkenberg e Albon.
Na Q2 foram sempre os McLarens que marcaram o ritmo, enquanto Hamilton ainda arriscou a eliminação, que chegou com um 13.º lugar, mais tarde transformado em 12.º, depois de um tempo anulado por Antonelli. Com o inglês da Cavallino também ficaram de fora da Q3 Bearman, Sainz, Colapinto e Antonelli. Melhor tempo para Norris, à frente de Piastri e Stroll, Leclerc em sexto.
Na Q3, Leclerc foi espetacular, com um tempo de 1:15:372. Piastri ficou em segundo, Norris em terceiro.