As equipas têm direito a três dias de testes, entre segunda (26) e sexta-feira (30) no traçado catalão. Terão mais duas sessões de três dias de testes, dessa vez oficiais, no Bahrein, de 11 a 13 de fevereiro, e depois de 18 a 20 de fevereiro, antes do primeiro Grande Prémio do ano, que será disputado no dia 8 de março, em Melbourne, na Austrália.
A McLaren, atual bicampeã mundial de construtores, e a Ferrari planeiam colocar os seus carros na pista esta terça-feira (27), enquanto a Aston Martin informou que não rodará antes de quinta-feira (29).
Por fim, a Williams já havia anunciado na última sexta-feira que não participaria nos primeiros testes "devido a atrasos no programa FW48, com o objetivo de continuar a otimizar o desempenho do carro".
Segundo informações divulgadas por diversos veículos de imprensa, Isack Hadjar registou o melhor tempo esta segunda-feira, ao volante da Red Bull. O piloto francês superou o britânico George Russell (Mercedes) e o argentino Franco Colapinto (Alpine) por cinco décimos e dois segundos, respetivamente.
O italiano Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) foi o quarto, à frente do francês Esteban Ocon (Haas) e do neozelandês Liam Lawson (Racing Bulls). O finlandês Valtteri Bottas (Cadillac), o brasileiro Gabriel Bortoleto (Audi) e o mexicano Sergio Pérez (Cadillac) fecharam o pelotão, ficando entre seis e oito segundos atrás de Hadjar.
Estes tempos, no entanto, devem ser encarados com cautela, pois as equipas ainda estão a focar-se na confiabilidade dos seus carros. Será preciso aguardar os testes no Bahrein, em particular a segunda sessão, para que o desempenho seja discutido.
