Fórmula 1: Zak Brown, CEO da McLaren, garante que Piastri será "futuro campeão mundial"

Oscar Piastri no pódio após terminar em segundo no último grande prémio do ano
Oscar Piastri no pódio após terminar em segundo no último grande prémio do anoReuters / Amr Alfiky

O diretor executivo da McLaren, Zak Brown, elogiou Oscar Piastri como um futuro campeão de Fórmula 1, depois de o colega de equipa, Lando Norris, ter conquistado o título este domingo.

Piastri terminou em segundo lugar, atrás de Verstappen, no Grande Prémio de Abu Dhabi, que encerrou a temporada, mas ficou em terceiro na classificação geral, enquanto o terceiro lugar na corrida garantiu a Norris o seu primeiro título, por apenas dois pontos.

"Ele será campeão mundial no futuro. Os dois venceram sete corridas, estiveram brilhantes ao volante e apoiaram-se mutuamente" afirmou Zak Brown à Sky Sports.

"Este desporto pode ser cruel, às vezes as coisas correm bem, outras não. Estou entusiasmado por voltar a competir com estes dois pilotos no próximo ano", acrescentou.

A McLaren permitiu que os seus pilotos competissem em igualdade de condições e, apesar dos rumores sobre possíveis 'ordens de equipa', não foi necessário pedir ao australiano que cedesse lugar a Norris para impedir Verstappen de conquistar o campeonato.

"Deixámos que lutassem até ao fim. A maioria achava que seria impossível conseguir isso. É um sonho competir com estes dois pilotos", disse Brown.

Na bandeira de xadrez, Brown falou com o piloto desapontado através do rádio da equipa, enquanto este era confortado pelo seu engenheiro de corrida.

"Que temporada, que temporada. És uma estrela. Sete vitórias. Adoramos-te. Vamos repetir no próximo ano. Obrigado, Oscar, por tudo o que fizeste. Que ano incrível", disse.

"Oscar, muito orgulho em ti. Fantástico. Que jogador de equipa. Voltamos a tentar no próximo ano. Vemo-nos no pódio", acrescentou.

Nico Rosberg, campeão em 2016, que conquistou o título numa noite tensa em Abu Dhabi após uma batalha com o colega de equipa da Mercedes, Lewis Hamilton, sugeriu, enquanto comentador da televisão Sky, que o americano poderia ter moderado um pouco a sua mensagem.

"Talvez o Zak pudesse ter demonstrado um pouco mais de empatia, em vez de festejar", comentou o alemão.

"Poderia ter dito 'para o ano será o teu ano', mas é difícil para o Zak, porque está tão eufórico ao mesmo tempo", acrescentou Rosberg.