Fórnula 1: McLaren sofre problema no motor em testes privados

McLaren sofre problema no motor nos ensaios privados de F1
McLaren sofre problema no motor nos ensaios privados de F1REUTERS / Satish Kumar

A equipa britânica de Fórmula 1 McLaren, vencedora dos dois últimos títulos mundiais de construtores, revelou esta quinta-feira que enfrentou um problema de alimentação de combustível no seu motor Mercedes durante a penúltima jornada de testes privados de pré-época em Montmeló (Barcelona).

O atual campeão da F1, o britânico Lando Norris, testou o carro na quarta-feira e esta quinta coube ao seu colega australiano, Oscar Piastri, conduzir o MCL40, completando 48 voltas (mais de 223 quilómetros) durante a manhã no circuito da Catalunha.

"Durante a pausa para o almoço, a equipa detetou um problema no sistema de alimentação de combustível, que exigiu um diagnóstico minucioso", revelou a McLaren em comunicado.

Para a equipa, tratava-se do seu segundo dia de testes em Montmeló e o plano acabou por ser encurtado devido a este contratempo.

"A equipa está a trabalhar arduamente para que o carro esteja nas melhores condições possíveis para a sessão de amanhã (sexta-feira)", acrescentou, sem adiantar mais detalhes sobre a natureza do problema no motor híbrido térmico e elétrico Mercedes-AMG.

Piastri registou esta quinta-feira a sua melhor volta em 1:18.419, alcançando o quarto melhor tempo entre os pilotos em pista.

"Os carros vão ser completamente diferentes (em 2026, com o novo regulamento técnico) em relação aos que temos visto nos últimos anos", destacou o australiano.

Desde segunda-feira, Montmeló tem sido palco de uma semana de ensaios privados, sem público nem jornalistas, com a presença da maioria das equipas de F1.

A Aston Martin testou esta quinta-feira pela primeira vez o seu novo carro, o primeiro desde a chegada do engenheiro britânico Adrian Newey. O piloto canadiano Lance Stroll, filho do milionário proprietário da equipa Lawrence Stroll, foi o primeiro a ir para o asfalto e depois o experiente espanhol Fernando Alonso assumiu o volante, segundo comunicado da equipa.

Por sua vez, a Mercedes, com o britânico George Russell e o italiano Kimi Antonelli, completou 500 voltas ao circuito em três dias, sendo a equipa que mais quilómetros percorreu na pista.

Em fevereiro vão realizar-se duas sessões de ensaios oficiais no Barém, que permitirão perceber melhor em que ponto se encontra cada equipa antes do arranque da nova temporada, que terá início em Melbourne (Austrália) de 6 a 8 de março.