Moto3: Campeão mundial José Antonio Rueda já foi operado após acidente grave

José Antonio Rueda, ao lado do doutor Mir
José Antonio Rueda, ao lado do doutor MirRed Bull KTM Ajo

José Antonio Rueda não pôde desfrutar do final da temporada nem da sua passagem pela Moto3 como merecia, depois de se ter sagrado campeão mundial. O piloto andaluz foi submetido a uma cirurgia às fraturas na mão direita.

De acordo com a informação do seu equipa, Red Bull KTM Ajo, que expressou enorme gratidão a todos os que contribuíram para salvar-lhe a vida, foi operado pelo doutor Xavier Mir em Barcelona, onde está internado desde a passada sexta-feira, após o grave acidente sofrido no GP da Malásia.

Foi lá que colidiu com o suíço Noah Dettwiler e sofreu uma forte concussão cerebral e uma paragem cardíaca, além de lesionar a mão e fraturar a escápula do ombro direito, que, pelo menos para já, não terá de ser operada.

Nesta intervenção cirúrgica foram colocadas placas em vários metacarpos e na base do rádio. "Vai continuar o processo de recuperação pelo tempo que for necessário para garantir que esteja totalmente preparado para a temporada de 2026", referiu a sua equipa.

Naturalmente, o sevilhano, tal como acontece com o outro campeão espanhol, Marc Márquez, não irá competir nem no Algarve nem em Valência.

No próximo ano, caso a recuperação decorra de forma positiva, José Antonio Rueda irá competir, também com a mesma equipa, em Moto2.