MotoGP: Marc Márquez foi o mais rápido nos testes em Sepang, Quartararo lesionou-se num dedo

Marquez em Sepang esta terça-feira.
Marquez em Sepang esta terça-feira.MOHD RASFAN/AFP

O campeão mundial em título de MotoGP, Marc Márquez (Ducati), dominou esta terça-feira o primeiro dia dos testes de pré-época em Sepang, onde o francês Fabio Quartararo (Yamaha) lesionou um dedo após uma queda.

O teste malaio, agendado até quinta-feira, assinala o início oficial da temporada de 2026. Uma segunda sessão de treinos está marcada para os dias 21 e 22 de fevereiro em Buriram, na Tailândia, que vai receber o Grande Prémio inaugural a 1 de março.

Márquez, que dominou o campeonato mundial em 2025, manteve o seu ritmo impressionante, ao registar sob calor intenso o melhor tempo do dia, com 1 min 57 seg 018.

O catalão, de 32 anos, procura recuperar sensações depois de ter falhado as últimas quatro corridas da época anterior devido a uma lesão no ombro direito, consequência de uma queda no GP da Indonésia, no início de outubro.

"O mais importante é que o meu ombro está a funcionar bem. Preciso de voltas, de continuar a minha preparação", afirmou. Estou a tentar cuidar da minha condição física, porque se me sentir bem, a velocidade aparece."

Ficou à frente do italiano Fabio Di Giannantonio (Ducati-VR46) e do espanhol Maverick Vinales (KTM). O seu colega de equipa Francesco Bagnaia ficou-se pelo 8.º tempo.

O francês Fabio Quartararo (Yamaha) caiu durante a sessão da manhã na curva 5. Apesar de ter voltado à pista à tarde, decidiu não participar nos dois dias seguintes de testes, devido à lesão no dedo.

"O dedo está partido (...) Se fosse um fim de semana de competição, teria conseguido continuar, mas não faz sentido fazer mais dois dias nestas condições", explicou. "Podia ter sido pior."

O campeão mundial de 2021, natural de Nice, que tem criticado frequentemente a falta de desempenho da sua Yamaha, esteve recentemente envolvido em rumores que o colocam na Honda em 2027. O seu compatriota Johann Zarco (Honda-LCR) registou o 11.º tempo.

Classificação dos tempos combinados do primeiro dia:

1. Marc Márquez (ESP/Ducati) em 1-57.018 seg

2. Fabio Di Giannantonio (ITA/Ducati-VR46) a 0.256

3. Maverick Vinales (ESP/KTM) a 0.277

4. Alex Márquez (ESP/Ducati) a 0.469

5. Marco Bezzecchi (ITA/Aprilia) a 0.506

6. Luca Marini (ITA/Honda) a 0.551

7. Joan Mir (ESP/Honda) a 0.675

8. Francesco Bagnaia (ITA/Ducati) a 0.702

9. Fabio Quartararo (FRA/Yamaha) a 0.851

10. Franco Morbidelli (ITA/Ducati-VR46) a 1.050

11. Johann Zarco (FRA/Honda-LCR) a 1.122