Lavreysen já tinha conquistado o ouro no sprint por equipas, no keirin e no contrarrelógio de 1 km em Santiago antes do último dia de competição, e voltou a mostrar-se imbatível.
Matthew Richardson, britânico que mudou de nacionalidade após os Jogos Olímpicos do ano passado, tentou travar Lavreysen na final, mas não conseguiu fazer frente ao neerlandês, que venceu ambas as mangas.
Com 28 anos, Lavreysen soma agora impressionantes 20 títulos mundiais nas várias disciplinas de pista, além de cinco medalhas de ouro olímpicas, três das quais conquistadas em Paris no ano passado.
"Isto é inacreditável", afirmou Lavreysen.
"Quando cheguei aqui, não pensei que fosse possível (ganhar quatro ouros), embora tivesse sempre essa ideia no fundo da mente. E vencer o sprint significa muito, é a prova principal e hoje tudo correu na perfeição. Adoro o trabalho, o processo e a competição", acrescentou.
Mina Sato, do Japão, conquistou este domingo o ouro no keirin feminino, superando Emma Finucane, bicampeã mundial britânica de sprint, na final e mantendo o título que já tinha alcançado no ano passado.
Yareli Acevedo Mendoza, do México, venceu a corrida por pontos feminina, à frente da britânica Anna Morris.
O italiano Elia Viviani, antigo campeão olímpico de omnium, despediu-se da carreira de forma perfeita ao conquistar o ouro na prova de eliminação masculina.
