Mais

Mundial-2026: Gustavo Alfaro, o maior estratega contra a Colômbia no pior momento de Lorenzo

Gustavo Alfaro, técnico do Paraguai
Gustavo Alfaro, técnico do ParaguaiDANIEL DUARTE / AFP
O técnico volta a enfrentar a Colômbia, um adversário que ele lê perfeitamente. Jogo mais do que importante para a Colômbia contra o Paraguai.

A Colômbia terá um jogo de intensidade máxima na noite de terça-feira. O Paraguai, um adversário que tem feito um bom progresso (atualmente em 5.º lugar nas eliminatórias com 20 pontos), visita o Metropolitano Roberto Meléndez em Barranquilla com Gustavo Alfaro no comando do projeto Guarani.

O treinador argentino chegou a Assunção depois de se qualificar e participar com o Equador no Campeonato do Mundo de 2022. Lá, no Catar, o Equador não passou da fase de grupos, apesar de ter deslumbrado nas eliminatórias com um estilo de jogo físico, poderoso e agressivo, liderado por estrelas como Moises Caicedo, Piero Hincapie e William Pacho.

Alfaro foi o arquiteto da goleada de 6-1 sobre a Colômbia em Quito. A goleada, uma das piores da história recente do país, marcou o fim do mandato de Carlos Queiroz e a chegada de Reinaldo Rueda ao banco. Rueda, no entanto, não durou muito tempo no comando do projeto: a Colômbia não se classificou para o Catar 2022 e a Federação decidiu encerrar o seu mandato em favor de Néstor Lorenzo.

O outro resultado que marcou a passagem de Reinaldo Rueda pelo comando da seleção foi o empate com o Equador de Gustavo Alfaro na segunda rodada das eliminatórias. A Colômbia não conseguiu marcar golos contra o Equador em Barranquilla, perdeu um ponto e não conseguiu se recuperar mais tarde.