Arranca a última jornada da ronda preliminar do Campeonato do Mundo de andebol. Depois da derrota com a Islândia e a vitória diante da Coreia do Sul, Portugal vai defrontar a Hungria na última fase, sendo que as duas seleções já garantiram a presença na Main Round da competição, restando saber em que posição vão seguir.
Das 32 equipas que começaram a disputar a prova que se disputa entre Polónia e Suécia, 24 vão avançar para a fase seguinte. Os últimos classificados de cada grupo jogarão a Taça do Presidente, que servirá apenas para determinar as derradeiras posições do ranking no final.
As restantes 24 vão manter-se na disputa pelo título. Os três primeiros classificados de cada grupo seguem para a Main Round onde vão ser colocados em quatro agrupamentos (I com A e B; II com C e D; III com E e F; e IV com G e H) e transportam os pontos conseguidos contra equipas que também seguiram em frente. Recorde-se que cada vitória equivale a dois pontos e o empate a um, sendo que o primeiro critério de desempate é o confronto direto.
Veja-se o exemplo de Portugal. A equipa das quinas, com dois pontos, já sabe que vai disputar o Grupo II da Main Round. Contudo, a Seleção Nacional precisa de vencer a Hungria para garantir que começa a nova fase com pelo menos dois pontos. Isto porque a única vitória lusa foi contra a Coreia do Sul, atual última classificada, ou seja, contra uma equipa que não avança para a Main Round. Ao contrário, a anfitriã Suécia vai arrancar o Grupo II da Main Round com quatro pontos, uma vez que venceu Brasil e Cabo Verde, duas seleções que também vão estar na fase seguinte.
Na Main Round apenas os dois primeiros classificados avançam para os quartos de final da competição.
Vamos então conferir as vagas que ainda estão por decidir na fase preliminar:
Grupo A: Espanha já está depois das vitórias frente a Montenegro e Chile. Falta saber se avança para a próxima ronda com quatro ou dois pontos, isto porque as outras duas vagas na Main Round ainda não estão atribuídas e os chilenos (últimos com dois pontos) ainda se podem apurar caso vençam os montenegrinos na última ronda, sendo que a equipa dos Balcãs tem vantagem no confronto direto sobre o Irão.
Grupo B: Eslovénia e França já estão apuradas, depois de duas vitórias nas primeiras duas rondas, e precisam apenas de perceber com quantos pontos seguem. A anfitriã Polónia vai disputar uma final com Arábia Saudita, sendo que quem vencer garante a última vaga para a Main Round.
Grupo C: Tudo decidido aqui. Suécia, Brasil e Cabo Verde continuam a discutir o título, com o Uruguai a ser o último classificado. Brasileiros e cabo-verdianos vão encontrar-se na última ronda para decidirem com quantos pontos seguem para a Main Round.
Grupo D: Hungria e Portugal já garantiram o apuramento. A Islândia precisa apenas de evitar a derrota com a Coreia do Sul para seguir em frente.
Grupo E: Mais um grupo onde está tudo decidido. A Alemanha segue em frente e vai começar a Main Round com quatro pontos. Sérvia e Catar defrontam-se para decidir com quantos pontos começam na próxima fase, sendo que a Argélia é a última classificada.
Grupo F: Noruega e Países Baixos já estão apuradas e na última ronda vão decidir quem segue como líder do grupo para a Main Round. Argentina e Macedónia do Norte têm uma final para disputar a última vaga.
Grupo G: O Egito é a única seleção já apurada, mas ainda não tem o primeiro lugar garantido, sendo que para isso precisa apenas de não perder com os Estados Unidos da América. Os norte-americanos, tal como a Croácia, estão obrigados a um resultado positivo na última ronda para seguir em frente. Marrocos, último classificado, ainda pode passar, mas tem de ultrapassar a seleção croata.
Grupo H: A Dinamarca já está apurada e como líder do grupo, restando saber se avança com dois ou quatro pontos para a próxima fase. Bélgica e Bahrein defrontam-se numa final, sendo que os belgas precisam de não perder para seguir em frente. A Tunísia sabe que um resultado positivo com os dinamarqueses também é sinal de apuramento.