Sun Yang (33 anos) regressou às competições no ano passado, depois de ter cumprido uma longa suspensão.
Foi suspenso por oito anos pela Agência Mundial Antidopagem (AMA) em 2020, depois de ter destruído frascos de sangue durante um teste não anunciado em 2018. Argumentou que os examinadores não tinham apresentado os documentos necessários. A proibição foi reduzida em recurso para quatro anos e três meses pelo Tribunal Arbitral do Desporto, em 2021. Sun Yang também foi suspenso por alguns meses em 2014 depois de testar positivo para uma substância proibida.
Os Campeonatos da China, que se realizam em Shenzhen, são a única prova de qualificação para os Campeonatos do Mundo de Natação, que se realizam em Singapura, de julho a princípios de agosto.
Mas independentemente do seu desempenho, Sun Yang não poderá integrar a equipa nacional, uma vez que a Federação Chinesa de Natação (CSA) proíbe os atletas que tenham cumprido uma suspensão de 12 meses ou mais ao abrigo dos regulamentos antidopagem de representarem a equipa nacional.
No entanto, não existe essa restrição para os campeonatos chineses, em que os nadadores representam a sua província.
Detentor de 11 títulos mundiais, Sun Yang deverá enfrentar o seu compatriota Pan Zhanle, de 20 anos, num duelo de gerações. Sensação da natação mundial, Pan bateu o recorde mundial nos 100 metros livres nos Jogos Olímpicos de Paris do ano passado. Ganhou o ouro nesta prova, bem como na estafeta de 4x100 metros estilos. Nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, Sun Yang tornou-se o primeiro nadador chinês a ganhar um título olímpico na prova masculina, vencendo os 400m e os 1500m livres.