A bielorrussa Hanna Huskova, especialista em esqui acrobático, vencedora do ouro em Pyeongchang 2018 e da prata em Pequim 2022, lidera a lista inicial, acompanhada pela russa Anastasia Tatalina, que conquistou o ouro no ski big air feminino no Campeonato do Mundo de 2021.
Na lista de Atletas Neutros Individuais (AIN) figuram ainda as bielorrussas Anastasiya Andryianava, Anna Derugo, Ihar Drabiankou, Maria Shkanova e Uladzislau Vazniuk, bem como os russos Savelii Korostelev e Dariya Nepryaeva.
"Ao longo dos próximos dias e semanas, à medida que forem realizadas mais avaliações de elegibilidade e tomadas novas decisões, a FIS irá publicar versões atualizadas da lista de AIN," referiu o organismo que tutela a modalidade em comunicado.
No dia 2 de dezembro, o Tribunal Arbitral do Desporto afirmou que os atletas russos e bielorrussos devem poder participar nas provas de qualifying da FIS, desde que cumpram os critérios de AIN definidos pelo Comité Olímpico Internacional.
O conselho da FIS tinha votado contra a participação de atletas da Rússia e da Bielorrússia como neutros nas provas de qualificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Milão Cortina 2026.
A Associação Russa de Esqui e a União Bielorrussa de Esqui recorreram da decisão para o TAS, juntamente com 17 atletas de ambos os países. O TAS deu provimento parcial aos recursos.
Os Jogos Olímpicos de Milão Cortina decorrem de 6 a 22 de fevereiro.
