Mais

O Bicho tenta derrubar o Dragão: FC Porto defronta Académico Viseu na Taça da Liga

Leiria vai ser palco de outra meia-final da Taça da Liga
Leiria vai ser palco de outra meia-final da Taça da LigaLiga Portugal
Sensação na Liga 2, os viriatos tentam ser a primeira equipa do segundo escalão a chegar à final da competição, liderados por Jorge Costa, antigo capitão dos dragões. Sérgio Conceição à procura da única taça doméstica que não conseguiu conquistar desde que chegou ao banco dos azuis e brancos.

Depois do Sporting, esta quarta-feira vai ficar a conhecer-se o segundo finalista da Taça da Liga. FC Porto e Académico Viseu defrontam-se num duelo raro (será apenas o quarto neste século) esta quarta-feira (19:45 horas), em que as realidades são bastante diferentes, mas existem vários pontos de encontro.

Separados por uma divisão, estes dois emblemas vão discutir pela segunda vez o acesso a um final de uma competição doméstica. Em 2020, o FC Porto levou a melhor sobre o Académico Viseu nas meias-finais da Taça de Portugal (4-1 no agregado das duas mãos), num prova que os dragões viriam a conquistar.

De resto, nos 13 encontros em que estas duas equipas se defrontaram, o registo é claro: 11 vitórias para o FC Porto, terceiro classificado da Liga, e dois empates. O Académico Viseu, atual quinto classificado da Liga 2, nunca conseguiu na história levar de vencida os dragões.

Pode ouvir o relato no site ou na aplicação
Pode ouvir o relato no site ou na aplicaçãoFlashscore

Para tentar um feito inédito, os viriatos vão contar com alguém no banco que conhece muito bem a realidade do outro lado. Internacional português em 50 ocasiões, Jorge Costa conta com mais de 300 jogos ao serviço do FC Porto, equipa por quem se estreou em 1992 e de onde saiu em 2004 para pendurar as botas no Standard Liège. O Bicho, alcunha que lhe foi atribuída por Fernando Couto, com quem fez dupla no centro da defesa dos azuis e brancos, regressou esta época a Portugal e está a surpreender no Académico Viseu, onde não perder há 20 jogos, numa caminhada que faz sonhar a cidade do interior com voos mais altos.

E do outro lado, Jorge Costa, 51 anos, vai ter um antigo colega de equipa. Partilhou o balneário do FC Porto com Sérgio Conceição (48 anos) entre 1996 e 1998 e 2003/04. Juntos, conquistaram três campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Mas a relação entre os dois parece já ter vivido melhores dias. “Vou confidenciar-vos que estou meio chateado com Jorge Costa. Ficou amuado com uma mensagem e neste momento estamos assim”, revelou Sérgio Conceição a 11 de janeiro após o jogo com Arouca, dos oitavos de final da Taça de Portugal. Ainda assim, o antigo central dos dragões garantiu na antevisão que vai existir um cumprimento entre os dois no início da partida.

Resta saber quem se vai ficar a rir no final do encontro.