Depois do Sporting, esta quarta-feira vai ficar a conhecer-se o segundo finalista da Taça da Liga. FC Porto e Académico Viseu defrontam-se num duelo raro (será apenas o quarto neste século) esta quarta-feira (19:45 horas), em que as realidades são bastante diferentes, mas existem vários pontos de encontro.
Separados por uma divisão, estes dois emblemas vão discutir pela segunda vez o acesso a um final de uma competição doméstica. Em 2020, o FC Porto levou a melhor sobre o Académico Viseu nas meias-finais da Taça de Portugal (4-1 no agregado das duas mãos), num prova que os dragões viriam a conquistar.
De resto, nos 13 encontros em que estas duas equipas se defrontaram, o registo é claro: 11 vitórias para o FC Porto, terceiro classificado da Liga, e dois empates. O Académico Viseu, atual quinto classificado da Liga 2, nunca conseguiu na história levar de vencida os dragões.

Para tentar um feito inédito, os viriatos vão contar com alguém no banco que conhece muito bem a realidade do outro lado. Internacional português em 50 ocasiões, Jorge Costa conta com mais de 300 jogos ao serviço do FC Porto, equipa por quem se estreou em 1992 e de onde saiu em 2004 para pendurar as botas no Standard Liège. O Bicho, alcunha que lhe foi atribuída por Fernando Couto, com quem fez dupla no centro da defesa dos azuis e brancos, regressou esta época a Portugal e está a surpreender no Académico Viseu, onde não perder há 20 jogos, numa caminhada que faz sonhar a cidade do interior com voos mais altos.
E do outro lado, Jorge Costa, 51 anos, vai ter um antigo colega de equipa. Partilhou o balneário do FC Porto com Sérgio Conceição (48 anos) entre 1996 e 1998 e 2003/04. Juntos, conquistaram três campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Mas a relação entre os dois parece já ter vivido melhores dias. “Vou confidenciar-vos que estou meio chateado com Jorge Costa. Ficou amuado com uma mensagem e neste momento estamos assim”, revelou Sérgio Conceição a 11 de janeiro após o jogo com Arouca, dos oitavos de final da Taça de Portugal. Ainda assim, o antigo central dos dragões garantiu na antevisão que vai existir um cumprimento entre os dois no início da partida.
Resta saber quem se vai ficar a rir no final do encontro.