Vencer um número um do mundo em qualquer disciplina é um grande feito. Fazê-lo contra o melhor jogador de xadrez do mundo aos 10 anos de idade é um feito difícil de bater. Faustino Oro (2.955 ELO) conseguiu-o no passado fim de semana, ao vencer o Grande Mestre Internacional Magnus Carlsen (3.246 ELO) no Bullet Brawl 2024.
O jovem Mestre FIDE só precisou de 48 jogadas de um jogo "bullet" - o modo mais vertiginoso do formato rápido de 64 casas com um máximo de um minuto por jogador para o completar - para derrotar o várias vezes Campeão do Mundo norueguês.
Faustino não pára de bater recordes. O "Messi do xadrez", como é apelidado pelos meios de comunicação social do seu país (Argentina), tornou-se em 2023 o mais jovem jogador de xadrez a atingir 2 300 pontos ELO e foi também o mais precoce na história a competir num Campeonato do Mundo absoluto da disciplina.
No ano passado, mudou-se para Barcelona para trabalhar diretamente com o Grande Mestre argentino, Tomás Sosa.
"É muito provável que se torne o mais jovem Grande Mestre da história, um talento nunca antes visto", dizem alguns especialistas.
Um erro chave
Durante o jogo contra Carlsen, Oro ficou logo com um peão extra e usou-o para forçar o seu adversário a cometer um erro com um cavalo. No final, esse erro levou à rendição do Grande Mestre norueguês.
"Estou muito feliz, é uma grande alegria para mim porque nunca tinha jogado contra ele", disse Faustino após a façanha, num torneio ganho pelo Grande Mestre norte-americano Hikaru Nakamura, que o argentino já tinha derrotado em janeiro.