Diego Armando Maradona morreu de ataque cardíaco em Buenos Aires, aos 60 anos, após sofrer de "edema pulmonar agudo causado por insuficiência cardíaca crónica". No entanto, em maio de 2021, um relatório de peritos encomendado pela justiça argentina concluiu que Maradona tinha sido "abandonado à sua sorte" pela sua equipa de saúde, cujos cuidados foram descritos como "inadequados, deficientes e descuidados", contribuindo para a sua lenta agonia.
Como resultado, oito pessoas foram investigadas, com o julgamento de sete delas começando em 11 de março. O tribunal de San Isidro terá de determinar se Maradona recebeu cuidados adequados e se foram tomadas todas as medidas para o salvar. Se condenados, os médicos e enfermeiros envolvidos poderão pegar penas de oito a 25 anos de prisão.
Os policias que entraram pela primeira vez no quarto onde Maradona morreu foram ouvidos esta quarta-feira e afirmaram que não encontraram nenhum equipamento médico no local: "Não vi nenhum equipamento médico no quarto. Não vi nenhum soro que, na minha opinião, deveria estar presente numa hospitalização domiciliária", disse o subcomissário Lucas Farias, um dos agentes policiais interrogados.
Outro comissário presente no local, Lucas Borge, disse: "Não era uma cama de hospital, era um colchão normal, comum, e não havia desfibrilhador". Os agentes ouvidos foram os primeiros de uma centena de testemunhas, incluindo peritos, familiares, amigos e médicos que assistiram Maradona ao longo dos anos.
Borge relatou que foi chamado da residência por volta das 13:00 do dia 25 de novembro e enviado ao seu adjunto, Lucas Farias, que poucos minutos depois o informou da morte de Maradona. Ao chegar ao local, o comissário contou que ficou surpreendido com o "número de pessoas" presentes no pátio da residência, incluindo as irmãs de Maradona, a ex-mulher, as suas filhas, mas também a enfermeira e o psiquiatra, ambos em julgamento.
Os agentes acabaram por explicar que viram Maradona "com a barriga muito inchada, prestes a explodir", vestindo uma t-shirt e calções curtos. "Fiquei surpreendido por ver Maradona assim. Nunca pensei ser confrontado com esta imagem, com tudo o que ela representa".