Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Óbito/Constantino: Morreu um dos “maiores pensadores e defensores” do desporto - Pedro Proença

Óbito/Constantino: Morreu um dos “maiores pensadores e defensores” do desporto - Pedro Proença
Óbito/Constantino: Morreu um dos “maiores pensadores e defensores” do desporto - Pedro ProençaLUSA
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, lamentou este domingo a morte de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), considerando que foi dos “maiores pensadores e defensores” do desporto.

O desporto português chora a morte de um dos seus maiores pensadores e defensores, por quem tinha a maior estima pessoal e institucional. Uma vida dedicada a Portugal, um exemplo inspirador para todos os atletas, treinadores e dirigentes, mas, acima de tudo, para todos os cidadãos”, refere Pedro Proença, numa mensagem enviada pela LPFP.

O presidente da LPFP agradeceu ainda a José Manuel Constantino por tudo o que fez na defesa do desporto.

Quis o destino que partisse no dia de encerramento dos Jogos Olímpicos que marcaram a melhor participação de sempre do nosso país. Obrigado por tudo, José Manuel Constantino”, concluiu.

No documento, a LPFP também lamenta a morte, enviando as “sentidas condolências” a toda a família e amigos.

José Manuel Constantino, que presidia ao Comité Olímpico de Portugal (COP) desde 26 de março de 2013, morreu no domingo, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.

Liderou o organismo olímpico nas duas melhores missões de Portugal a Jogos, com a conquista de quatro medalhas em Tóquio-2020 e Paris-2024, depois da estreia no Rio-2016.

Antes, presidiu ao Instituto de Desporto de Portugal e à Confederação de Desporto de Portugal. Autor de livros e artigos publicados sobre desporto, era considerado um dos grandes pensadores sobre o fenómeno em Portugal, algo que foi reconhecido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2016, e pela Universidade de Lisboa, em 2023.

Recorde a entrevista de José Manuel Constantino à Lusa no final de 2023

Menções