Olhar Português: O pequeno genial da era Guardiola em Inglaterra

Bernardo Silva em destaque no Manchester City
Bernardo Silva em destaque no Manchester CityMark Cosgrove/News Images / Avalon / Profimedia, Flashscore

É dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. De Inglaterra ao México, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

A nossa viagem começa em Inglaterra. Ponto de paragem: Manchester. Em final de contrato com os citizens, o português Bernardo Silva, que tem sido associado à Juventus e ao Benfica, continua a ser uma das luzes mais cintilantes da equipa liderada por Pep Guardiola.

No importante encontro em casa do campeão Liverpool (1-2), Bernardo Silva deu início à reviravolta do City e mereceu rasgados elogios de Guardiola no final do encontro da 26.ª jornada da Premier League.

"Fomos guiados pelo nosso incrível jogador, um dos melhores jogadores que eu já treinei, o nosso capitão Bernardo. Nós seguimo-lo, eu sigo-o também. Porque, quando um jogador coloca sempre a equipa à sua frente e faz as coisas pelo seu exemplo, todos o seguem", reconheceu o treinador espanhol.

Ainda na cidade inglesa, Bruno Fernandes marcou no triunfo dos red devils na receção ao Tottenham (2-0), antes de a equipa interromper uma série de quatro vitórias com um empate em Londres, na casa do West Ham (1-1), de Nuno Espírito Santo.

O gráfico de Bruno Fernandes
O gráfico de Bruno FernandesOpta by Stats Perform

Por fim, nota para o golo de Gonçalo Franco na goleada do Swansea frente ao Sheffield Wednesday (4-0), que reforçou o bom momento da equipa liderada por Vítor Matos no Championship.

Seguimos caminho e mudamos de continente para ir ao encontro dos portugueses na Arábia Saudita. Na ressaca da renovação de contrato, Danilo Pereira regressou aos golos ao serviço do Al-Ittihad, de Sérgio Conceição, que goleou o Al-Gharafa (7-0), de Pedro Martins, em encontro da fase de grupos da Liga dos Campeões asiática. Roger Fernandes (ex-SC Braga) contribuiu para o triunfo com um bis.

Os números de Roger Fernandes
Os números de Roger FernandesFlashscore

Da Europa para a Ásia, da Ásia para o continente americano: México, último ponto do "Olhar Português" desta semana. Paulinho regressou aos golos no Toluca (1-1), poucos dias antes de renovar contrato com a formação mexicana.

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Alexandre Brito (Pafos, Chipre), Aylton Boa Morte (Khorfakkan, Emirados Árabes Unidos), Diga (Olimpija Ljubljana, Eslovénia), Flávio Nazinho (Cercle Brugge, Bélgica), Josué (Coritiba, Brasil), João Pinto (Vitesse, Países Baixos), Pedro Pinto (Petro de Luanda, Angola), Rafael Lopes (Anorthosis, Chipre), Ricardo Alves (Sepahan, Irão), Tomás Händel (Estrela Vermelha, Sérvia), Tomás Silva (Dobrudja Dobrich, Bulgária) e Vasco Oliveira (Dobrudja Dobrich, Bulgária).

No feminino, Ana Dias (Fomget, Turquia) e Kika Nazareth (Barcelona, Espanha) também fizeram o gosto ao pé.