Olhar Português: O sonho escocês de Cláudio Braga

Cláudio Braga em destaque no Hearts
Cláudio Braga em destaque no HeartsAction Images via Reuters/Craig Brough, Flashscore

É dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. De Inglaterra à Escócia, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

Ponto de partida: Inglaterra. Nada melhor do que começar no país que respira futebol e onde Portugal tem estado muito bem representado nos últimos anos. Esta semana, o destaque vai para Mateus Fernandes. O médio formado no Sporting apontou um golo de belo efeito no triunfo do West Ham na receção ao Sunderland (3-1), em jogo da 23.ª jornada da Premier League.

Aos 21 anos, Mateus Fernandes afirma-se cada vez mais como uma certeza, somando já três golos e duas assistências em 21 jogos realizados na presente temporada.

Seguimos viagem até França. Tiago Gouveia estreou-se a marcar com a camisola do Nice, no triunfo da sua equipa na receção ao Go Ahead Eagles (3-1), futuro adversário do SC Braga nas competições europeias. Nota ainda para o golo de Vitinha no empate do Paris Saint-Germain frente ao Newcastle (1-1), também em casa.

Neste périplo pela Europa, houve mais portugueses em evidência nas provas da UEFA. Gelson Martins marcou na vitória do Olympiacos em Amesterdão, diante do Ajax (2-1), enquanto Jorginho, que há três anos atuava no Campeonato de Portugal, fez o gosto ao pé no Emirates Stadium, apesar da derrota do Kairat frente ao Arsenal (3-2).

Nos Países Baixos, o Feyenoord venceu os austríacos do Sturm Graz (3-0), com Gonçalo Borges a fechar a contagem para a equipa de Roterdão.

Por fim, uma nota especial para Cláudio Braga. O camisola 10 do Hearts continua a escrever história na Escócia e voltou a marcar no empate caseiro frente ao Celtic (2-2), resultado que mantém a formação de Edimburgo confortavelmente na liderança do campeonato.

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Berna Couto (CSKA 1948, Bulgária), Diogo Almeida (Imisli, Azerbaijão), Filipe Almeida (Pyunik, Arménia), Hélder Ferreira (Noah, Arménia), Nuno Santos (Sundows, África do Sul), Pedro Marques (Apollon, Chipre), Pedro Nuno (Otelul, Roménia), Tiago Dantas (Rijeka, Croácia) e Ângelo Meneses (Semen Padang, Indonésia).