É dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. De Espanha à Alemanha, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.
O nosso primeiro ponto de paragem é na vizinha Espanha. André Silva continua com a mira bem afinada neste seu novo desafio no Elche, uma das grandes surpresas deste início de temporada na LaLiga. O internacional português marcou no triunfo sobre o Celta de Vigo (2-1) e segue a piscar o olho ao selecionador nacional.
Outro destaque é Renato Veiga. O central português estreou-se a marcar com as cores do submarino amarelo e logo para garantir o empate na receção à Juventus (2-2), o seu anterior clube, na 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Em Inglaterra, João Palhinha continua a provar que se sente como peixe dentro de água em solo britânico. O médio evitou a derrota do Tottenham frente ao Wolves (1-1). Nota ainda para Matheus Nunes, que marcou na goleada do Manchester City sobre o Burnley (5-1).
Em Itália, Francisco Conceição saltou do banco para marcar no empate da Juventus diante do Villarreal. Já na Alemanha, Raphael Guerreiro fez o gosto ao pé na goleada do Bayern Munique na visita aos cipriotas do Pafos (1-5).
Por fim, uma paragem já habitual na Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo marcou no triunfo do Al Nassr sobre o Al Ittihad (0-2) e João Félix festejou na vitória frente ao Al Zawraa (0-2), na Liga dos Campeões Asiática 2.

Golos à boa moda portuguesa
Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Chiquinho (Olympiacos, Grécia), Frédéric Maciel (CSKA 1948, Bulgária), Gedson Fernandes (Spartak Moscovo, Rússia), Gonçalo Franco (Swansea, Inglaterra), Hugo Oliveira (Ararat, Arménia), Jota Silva (Besiktas, Turquia), Leandro Sanca (Piast, Polónia), Leonardo Rocha (Zaglebie Lubin, Polónia), Luís Ribeiro (Shkupi 1927, Macedónia), Paulinho (Toluca, México), Pedro Aparício (Petro Luanda, Angola), Rafa Silva (Besiktas, Turquia), Samuel Teles (Universitatea Craiova, Roménia) e Vivaldo Semedo (Watford, Inglaterra).
No feminino, Ana Dias (Fomget, Turquia), Nádia Gomes (Chicago Stars, Estados Unidos) e Stephanie Ribeiro (Pumas, México) também celebraram na última semana.