Mais

Olhar Português: Um, dois, três... João Pedro Gonçalves Neves

João Neves em destaque no Paris SG
João Neves em destaque no Paris SGLionel BONAVENTURE / AFP
Antes do arranque do futebol de seleções, é dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. Da Arábia Saudita a França, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

O nosso ponto de partida é a cidade industrial de Manchester. Por lá, Ruben Amorim não tem tido vida fácil, mas a vitória in extremis sobre o Burnley (3-2) pode ser o ponto de viragem de uma caminhada que se espera de final feliz.

Bruno Fernandes é um dos mais inconformados com o momento dos red devils e foi ele quem teve a frieza necessária para selar o triunfo do United, já no sétimo minuto do tempo de compensação.

De seguida, rumamos a Wolverhampton. Rodrigo Gomes voltou a marcar pelo segundo jogo consecutivo, saindo do banco para fazer o gosto ao pé, apesar da derrota dos lobos na receção ao Everton (2-3). Destaque também para o golo de Ricardo Pereira, na vitória do Leicester sobre o Birmingham (2-0).

De Inglaterra para a Arábia Saudita. Na estreia do Al Nassr na nova edição do campeonato saudita, João Félix brilhou com um hat-trick, num jogo em que Cristiano Ronaldo também marcou.

Os números de João Félix
Os números de João FélixFlashscore

Ainda por terras sauditas, merece nota Fábio Martins, que se estreou a marcar ao serviço do seu novo clube, o Al-Hazm, no empate frente ao Damac (1-1).

Seguimos para França. Em terras gaulesas, o internacional português João Neves voltou a mostrar que é um dos maiores talentos da sua geração: o camisola 87 marcou três golos contra o Toulouse (3-6), dois deles de pontapé de bicicleta, deixando os adeptos do Paris SG rendidos à sua exibição.

Por fim, uma nota sobre o que vai acontecendo no Brasil. Nuno Moreira tem encantado os adeptos do Vasco e voltou a estar em destaque no triunfo do emblema carioca na visita ao Sport Recife (2-3), com um golo e uma assistência.

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Berna Couto (Spartak Varna, Bulgária), Bruno Costa (Gyongnam, Coreia do Sul), Bruno Wilson (SJ Earthquakes, EUA), Chiquinho (Olympiacos, Grécia), Cláudio Braga (Hearts, Escócia), Dany Mota (Monza, Itália), Edi Semedo (Aris Limassol, Chipre), Hélder Ferreira (Noah, Arménia), Hélder Lopes (Tatran Presov, Eslováquia), Jorginho (Kairat, Cazaquistão), João Queirós (Ararat, Arménia), Martim Marques (Lugano, Suíça), Pedro Pereira (Gençlerbirligi, Turquia), Rafael Lopes (Wieczysta Kraków, Polónia), Ricardo Matos (Arges Pitesti, Roménia) e Rui Pedro (Hatayspor, Turquia).

No feminino, nota ainda para os golos de Ana Dias (Fomget Gençlik, Turquia) e Stephanie Ribeiro (Pumas, México).