Este recinto multiusos ultramodular, com capacidade para 16.000 pessoas, abriu as suas portas no final de 2023 e acolhe, nomeadamente, alguns dos jogos de basquetebol do Asvel de Tony Parker, bem como espetáculos e concertos.
"O Eagle Football Group anuncia que assinou um acordo com a Holnest e um grupo de investidores empresariais e institucionais para a venda de todas as ações da OL Vallée Arena", refere um comunicado.
A certa altura, o próprio Tony Parker manifestou interesse em adquirir o estádio, mas não foi incluído na mesa redonda.
O valor da venda é de cerca de 70 milhões de euros, sendo a empresa avaliada em cerca de 160 milhões de euros. O pagamento será efetuado sob a forma de ações da Eagle Football detidas pela Holnest, a empresa de Jean-Michel Aulas, por cerca de 16 milhões de euros, devendo o saldo de 54 milhões de euros ser pago em dinheiro.
Segundo o comunicado de imprensa, "esta transação deverá permitir o reconhecimento de uma mais-valia sobre a cessão nas contas do exercício de 2023-2024, bem como uma redução significativa da dívida". A transação deverá ser concluída a 12 de junho.
Antigo presidente do Olympique Lyon e do OL Groupe (1987-2023), Jean-Michel Aulas, de 75 anos, esteve na origem da construção da Arena de 141 milhões de euros no terreno do OL Vallée, em Décines-Charpieu, a leste de Lyon, onde se situa o estádio Groupama, que acolhe os jogos do Lyon e grandes concertos.
Uma nova estratégia
O objetivo de Aulas, na altura, era diversificar os recursos da empresa, que foi adquirida em dezembro de 2023 pelo empresário americano John Textor, novo presidente do Lyon.
Indo contra esta estratégia, a venda da LDLC Arena enquadra-se na nova estratégia do Eagle Football Group de recentrar as suas atividades em torno da equipa de futebol masculino, classificada em 6.º lugar na Ligue 1 e qualificada para a Liga Europa, finalista da última Taça de França.
"Estamos muito satisfeitos por concluir este projeto com a Holnest. Desde que chegámos ao Lyon, deixámos claro que queremos dedicar todo o nosso capital e recursos humanos ao futebol", entusiasmou-se John Textor no comunicado de imprensa.
"Graças à paixão de Jean-Michel e dos seus novos parceiros, podemos concentrar-nos no nosso objetivo, enquanto o funcionamento do LDLC Arena continuará a beneficiar a região de Lyon durante muitos anos", acrescentou.
"Estamos muito satisfeitos por termos conseguido reunir na Holarena uma série de instituições importantes, incluindo o Conselho Regional, e industriais de Lyon e Paris, todos eles reconhecidos no seu setor", disse Aulas.
A nova empresa, Holarena, na qual a Holnest detém uma participação de 60%, segundo o jornal Le Progrès, será presidida por Alexandre Aulas, filho de Jean-Michel.
Em fevereiro, o Eagle Football Group vendeu uma participação de 52,91% no Lyon feminino ao bilionário americano Michele Kang. A 18 de março, a empresa vendeu também a sua equipa de futebol feminino americano Seattle Reign FC a um grupo que incluía os Seattle Sounders e a empresa de investimento global Carlyle por 58 milhões de dólares (53,6 milhões de euros).