A CNN Portugal confirmou que estão a ser efetuadas buscas, durante a manhã de hoje, a FC Porto, Benfica e Sporting, em simultâneo, no âmbito desta megaoperação.
São vários os elementos da Autoridade Tributária, acompanhados por guardas da GNR, que estão a liderar estas buscas, não só nos Estádios do Dragão, Luz e Alvalade, mas também, confirmámos, na Torre das Antas, onde funcionam alguns serviços do FC Porto, bem como na residência de Alexandre Pinto da Costa, empresário de jogadores e filho do presidente dos azuis e brancos, Jorge Nuno Pnto da Costa.
Esta é a segunda vez que são feitas buscas no âmbito da operação "Fora de Jogo", depois de em 2020 terem sido constituídos 47 arguidos, entre eles Jonas, antigo avançado do Benfica, e Éder, herói da Seleção Nacional na conquista do Euro-2016, e os empresários de futebol Jorge Mendes e Deco.
A Operação "Fora de Jogo" é o maior processo na história do fisco português no universo do futebol, decorre há vários anos e, acreditam as autoridades, visa provar que existem contratos e transferências de jogadores que podem ter sido simulados.
Esta operação, recorde-se, começou em 2015, baseando-se nas revelações feitas por Rui Pinto na plataforma Football Leaks, em que as autoridades fiscais de Portugal juntaram-se de Espanha, França e Inglaterra para investigarem negócios do mundo do futebol.