Mais

Otamendi (Benfica) é um dos três totalistas da Argentina campeã do Mundo

Otamendi com o troféu após a vitória diante da França
Otamendi com o troféu após a vitória diante da FrançaAFP
A par do guarda-redes Emiliano Martínez e do capitão Lionel Messi, o central das águias foi um dos três jogadores que cumpriu os 690 minutos na caminhada da Albiceleste até à final do Mundial-2022. No que toca à caminhada toda (incluindo a classificação), ficou atrás de Rodrigo de Paul

Entre os 26 convocados para o Mundial-2022, existem três jogadores dos quais Lionel Scaloni nunca prescindiu em campo. Emiliano Martínez, Nicolás Otamendi e Lionel Messi foram os únicos que cumpriram os 690 minutos que a Argentina fez desde o apito inicial do duelo com a Arábia Saudita (1-2) ao apito final do prolongamento do jogo com a França (3-3, 4-2 gp).

Os três formaram a espinha dorsal da equipa de Lionel Scaloni, que teve ainda mais Rodrigo de Paul, Nahuel Molina, Enzo Fernández e Cristián Romero a fazer os sete jogos da caminhada triunfal, mas sem cumprir todos os minutos das partidas.

E numa publicação feita esta segunda, o Observatório Internacional do Futebol (CIES) foi mais longe e fez mesmo a contabilização do caminho dos novos campeões do Mundo desde a fase de qualificação. E aí, Rodrigo de Paul foi quem somou mais partidas (23, sete no Mundial e 16 nas eliminatórias de qualificação), seguido de Lionel Messi e Nicolás Otamendi, com 22 cada um. Contudo, o central do Benfica foi o que jogador que somou mais minutos com 2023 na totalidade da caminhada, superando o capitão (1964).