Mais

Paris SG no Mundial de Clubes: Datas, jogos, plantel, estatísticas, onde ver e mais

Paris Saint-Germain estreia-se no Mundial de Clubes
Paris Saint-Germain estreia-se no Mundial de ClubesAFP
O Paris SG prepara-se para participar no Mundial de Clubes, que terá lugar nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho de 2025. Abaixo, oferecemos-lhe toda a informação sobre as datas, jogos, plantel, estatísticas e onde ver os jogos do Real Madrid neste torneio.

O Paris SG no Mundial de Clubes

O Mundial de Clubes promete ser muito diferente de qualquer uma das 20 edições anteriores da competição, com mais jogos, uma maior audiência global e um prémio muito maior.

O Paris Saint-Germain estará entre as 32 equipas participantes nos EUA, uma vez que os co-anfitriões do Campeonato do Mundo da FIFA de 2026 fazem um ensaio para o torneio internacional do próximo ano. Com um excelente desempenho esta época, os parisienses vão adorar a perspetiva de competir com os melhores do mundo este verão.

Analisamos em pormenor a próxima campanha do PSG no Mundial de Clubes, verificando o calendário dos jogos, os adversários da fase de grupos e o percurso de qualificação. Além disso, destacaremos vários jogadores do elenco estrelado de Luis Enrique que podem dar uma contribuição decisiva, à medida que o espanhol tenta trazer mais títulos para o Parc des Princes.

Calendário, jogos e adversários

Os parisienses estarão na costa oeste dos Estados Unidos durante toda a fase de grupos, visitando o emblemático Estádio Rose Bowl, na Califórnia, em duas ocasiões, antes de viajar para Washington para enfrentar o Seattle Sounders no Lumen Field.

Os comandados de Luis Enrique terão de atravessar o país se conseguirem garantir uma das duas primeiras colocações do Grupo B. As cidades da costa leste, Filadélfia e Atlanta, receberão três dos oito jogos dos oitavos de final-

Listamos abaixo todos os jogos do PSG no Mundial de Clubes.

Jogos da fase de grupos

Jogo 1: Paris Saint-Germain - Atlético de Madrid - domingo, 15 de junho, 20:00 (Estádio Rose Bowl, Pasadena, CA)

Jogo 2: Paris Saint-Germain - Botafogo - quinta-feira, 20 de junho, 02:00 (Estádio Rose Bowl, Pasadena, CA)

Jogo 3: Seattle Sounders - Paris Saint-Germain - segunda-feira, 23 de junho, 20:00 (Estádio Lumen Field, Seattle, WA)

Os grupos A e B estão interligados nos oitavos de final, o que significa que o Paris Saint-Germain enfrentará o Palmeiras, o FC Porto, o Al Ahly, duas vezes campeão da Liga dos Campeões da CAF, ou o anfitrião Inter Miami, caso avance para a fase a eliminar.

Possíveis jogos do Paris SG na fase a eliminar

Jogo 49: Vencedores do Grupo A - Vice-campeões do Grupo B - sábado, 28 de junho, 20:00 (Lincoln Financial Field, Filadélfia, PA)

Jogo 51: Vencedor do Grupo B contra o segundo colocado do Grupo A - domingo, 29 de junho, 20:00 (Estádio Mercedes-Benz, Atlanta, GA)

Nota: Todas as datas e horários de início de jogo referem-se aos fusos horários locais

Os adversários do Paris Saint-Germain 

O Paris Saint-Germain, que foi sorteado para o pote 1 no sorteio de dezembro, vai disputar um Grupo B bastante competitivo. Os recém-chegados ao Mundial de Clubes, Atlético de Madrid e Botafogo, serão sem dúvida um duro teste, enquanto os Seattle Sounders - a única equipa que irá competir no seu estádio no torneio deste verão - poderão causar algumas surpresas.

Atlético de Madrid (Espanha)

Tendo chegado aos quartos de final da Liga dos Campeões durante as campanhas de 2021/22 e 2022/23 e conquistado um lugar entre os 8 primeiros na competição desta época, o Atlético Madrid qualificou-se para o torneio através da via de classificação.

Apesar de ter passado muito tempo na sombra do rival Real Madrid e do gigante catalão Barcelona, o Atleti já conquistou o título da liga espanhola em 11 ocasiões. Nos últimos 15 anos, os Colchoneros venceram a Liga Europa três vezes.

Apesar de nunca ter participado num Mundial de Clubes, o Atleti já conquistou um título internacional importante. Em 1974, os madrilenos venceram o Independiente por 2-1 no agregado e conquistaram a extinta Taça Intercontinental (que não deve ser confundida com a primeira Taça Intercontinental, realizada na temporada passada).

Botafogo (Brasil)

A temporada passada foi sem dúvida a melhor dos 120 anos de história do Botafogo, que derrotou o Atlético Mineiro na final da Libertadores de 2024 e conquistou o histórico tricampeonato da Série A apenas oito dias depois.

O Alvinegro Carioca não ganhava um troféu continental há mais de duas décadas antes da vitória histórica de dezembro passado, com as lembranças do triunfo do clube na Taça CONMEBOL de 1993 a começarem a desaparecer. Embora as casas de apostas não considerem o Botafogo um sério candidato, os comandados de Renato Paiva certamente encaixam no perfil de underdog. Será que eles podem causar uma ou duas surpresas neste verão?

Seattle Sounders (EUA)

Depois de passar por adversários hondurenhos, mexicanos e americanos, o Seattle Sounders foi proclamado campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF pela primeira vez. A vitória não só garantiu um convite para o Mundial de Clubes de 2022, como também garantiu o lugar no torneio deste verão.

A última participação do Sounders na competição de clubes mais prestigiada da FIFA terminou prematuramente, com a derrota para o Al Ahly, do Egito, na segunda fase. Com o apoio do público no Lumen Field, os bicampeões da MLS Cup podem ser um problema para os pesos pesados do Grupo B.

Cobertura televisiva: Onde assistir aos jogos do Paris SG

Em dezembro passado, a FIFA atribuiu os direitos exclusivos de transmissão do Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA 2025 ao serviço de streaming DAZN. A cobertura ao vivo de todos os 63 jogos será exibida gratuitamente na plataforma DAZN, com os utilizadores registados a poderem assistir ao desenrolar dos eventos nos EUA através das suas smart TVs, smartphones, tablets ou consolas de jogos.

Como parte deste acordo lucrativo, a DAZN pode sublicenciar direitos a estações terrestres e por satélite. Por conseguinte, algumas audiências internacionais poderão sintonizar outros canais de televisão para ver as partidas.

Equipa esperada: Lista de convocados do Paris SG

Depois de um bom desempenho tanto a nível nacional como continental, é provável que o Paris Saint-Germain tenha um período de trabalho muito intenso. Embora os Rouge-et-Bleu esperem que o título da Ligue 1 seja conquistado em breve, ainda podem precisar de disputar uma final da Taça de França e as últimas fases da Liga dos Campeões nas últimas semanas da época.

Com o esforço que o plantel poderá ter de suportar, Luis Enrique poderá ser tentado a deixar alguns dos seus titulares em casa este verão. No entanto, com um prémio colossal em jogo, a hierarquia do PSG irá certamente encorajar o espanhol a levar a sua equipa mais forte para os Estados Unidos. A FIFA também apoiaria esta ação, uma vez que os entusiastas do futebol americano estão ansiosos por ver um das melhores equipas da Europa em ação.

O Mundial de Clubes também é uma oportunidade para Luis Enrique lançar alguns jovens, já que a respeitada academia do PSG continua a produzir uma série de talentos adolescentes. Os recém-formados Senny Mayulu, Ayman Kari e Ibrahim Mbaye estão em alta, enquanto Warren Zaire-Emery, que passou da formação para a equipa principal com apenas 16 anos, já acumula mais de 100 jogos pelo clube.

Os atuais emprestados

Ainda não se sabe se os jogadores que estão emprestados serão convocados para o torneio.

Randal Kolo Muani, depois de ter marcado um golo no início da sua estadia temporária em Turim, tem tido dificuldades em marcar pela Juventus nas últimas semanas. Marco Asensio já marcou três golos na Liga dos Campeões desde que chegou ao Aston Villa no último dia da janela de transferências de inverno, enquanto o experiente defesa Milan Škriniar - contratado por José Mourinho no final de janeiro - tem sido uma presença constante na defesa do Fenerbahçe. O futuro dos três jogadores ainda não está decidido, mas o Mundial de Clubes poderá ser a montra ideal para as figuras periféricas do PSG.

Guarda-redes: Gianluigi Donnarumma, Matvei Safonov, Arnau Tenas

Defesas: Achraf Hakimi, Presnel Kimpembe, Marquinhos (capitão), Lucas Hernández, Nuno Mendes, Lucas Beraldo, Yoram Zague, Willian Pacho, Naoufel El Hannach

Médios: Fabián Ruiz, Vitinha, Lee Kang-in, Senny Mayulu, Warren Zaïre-Emery, João Neves

Avançados: Khvicha Kvaratskhelia, Gonçalo Ramos, Ousmane Dembélé, Désiré Doué, Bradley Barcola, Ibrahim Mbaye

Jogadores a ter em conta

Embora jogadores como Lionel Messi, Neymar e Kylian Mbappé tenham deixado o Parc des Princes nas últimas temporadas, muitas estrelas ainda permanecem. Com uma mistura saudável de jogadores experientes, jogadores atuais de classe mundial e jovens promissores, o plantel do PSG é a inveja da maioria dos clubes do continente.

Vitinha

Vitinha é um jogador que dita o ritmo do jogo a partir do meio-campo, com um primeiro toque hábil, uma visão de jogo apurada e uma capacidade de passe extraordinária. O português também é capaz de causar impacto no último terço do campo, como comprovam os dois golos que marcou na vitória do Paris Saint-Germain sobre o Stade Brest em fevereiro.

Desde a sua chegada à capital francesa para a temporada 2022/23, o médio português participou em todos os 32 jogos da sua equipa na Liga dos Campeões e é uma peça fundamental na máquina de Luis Enrique.

Ousmane Dembélé

Apesar de ter enganado nas últimas épocas, Ousmane Dembélé redescobriu a forma cintilante que levou o Barcelona a gastar 135 milhões de euros na sua contratação. Em 2024/25, o francês marcou 21 golos em 24 jogos no campeonato, o que permitiu ao Paris-Saint Germain alcançar uma liderança inabalável na Ligue 1.

Dembélé também tem sido implacável no cenário europeu. Depois de ter marcado o primeiro hat-trick da sua carreira na Liga dos Campeões contra o Estugarda, em solo alemão, marcou o golo da vitória no tempo regulamentar em Anfield, num tenso jogo dos oitavos de final.

Désiré Doué

Depois de uma série de exibições brilhantes após a sua transferência do Stade Rennes, da Ligue 1, no verão passado, Désiré Doué é considerado uma das maiores promessas da Europa. Dotado de uma velocidade alucinante, de um domínio de bola perfeito e de mais de uma ou duas habilidades na manga, o polivalente atacante é um problema para qualquer defesa.

Depois de marcar um golo e dar uma assistência na vitória do PSG sobre o RB Salzburgo na Liga dos Campeões, na Áustria, o jovem craque repetiu o feito contra o Stade Brest no Parc des Princes.

Em março, Doué foi merecidamente convocado pela primeira vez para a seleção principal da França. Será que ele conseguirá prolongar a sua impressionante forma até o verão?

Probabilidades de vitória: Quais são as chances de vitória do PSG este ano?

Apesar de ser uma força quase imparável no futebol nacional francês, o Paris Saint-Germain ainda não conseguiu consolidar o seu estatuto de um dos melhores da Europa. A eterna luta pela glória na Liga dos Campeões continua, com os parisienses a ser incapazes de produzir resultados quando realmente importa.

No entanto, a vida é bem diferente sob o comando de Luis Enrique. Antes, o PSG contava com o talento de alguns jogadores de renome e desculpava as suas deficiências defensivas, mas agora é uma equipa construída com base no trabalho em equipa e no equilíbrio tático.

Nenhum clube da Ligue 1 marcou mais ou sofreu menos golos este ano, nem conseguiu infligir uma derrota aos homens de Luis Enrique, que continuam a sua caminhada rumo ao título. Além disso, o PSG chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões e manteve a esperança de conquistar a Taça de França.

Embora as casas de apostas tenham colocado probabilidades mais baixas em vários outros, os Rouge-et-Bleu são considerados entre os favoritos para vencer a 21ª edição da Taça do Mundo de Clubes. Se o Paris Saint-Germain for declarado campeão do mundo no MetLife Stadium em julho deste ano, será sem dúvida a maior conquista dos 55 anos de história do clube.

Quem são os favoritos?

É evidente que as casas de apostas acreditam que uma equipa filiada na UEFA irá garantir o título do Campeonato do Mundo de Clubes de 2025, sendo que os 11 principais favoritos são todos oriundos da Europa. Os clubes da CONMEBOL com as odds mais baixas são os brasileiros Flamengo e Palmeiras, enquanto o Al-Hilal, atual campeão da Saudi Pro League, é o único emblema da Ásia que tem cotações inferiores a 100/1. Embora o quarteto africano Al Ahly, o Wydad AC, o Espérance de Tunis e o Mamelodi Sundowns sejam considerados underdogs, o único representante da OFC, o Auckland City, tem as probabilidades mais baixas de todas. 

O Real Madrid, que já venceu o torneio em mais ocasiões do que qualquer outro clube e que atualmente está em busca do 16º título da Liga dos Campeões, é o grande favorito para conquistar o sexto Mundial de Clubes neste verão. O Manchester City é o segundo favorito, apesar de ter feito uma campanha muito fraca em 2024/25.

O Bayern de Munique, que pode reconquistar o título da Bundesliga, também espera disputar o título internacional. Os bávaros já têm dois títulos do Campeonato do Mundo de Clubes no armário de troféus da Allianz Arena e tentam garantir um terceiro título nos próximos meses.

Como é que o Paris SG se apurou?

O Paris Saint-Germain, que beneficiou do novo ranking da competição, conseguiu uma vaga graças ao seu desempenho recente na Europa.

A UEFA recebeu um total de 12 vagas para o Mundial de Clubes de 2025 e, por isso, será a confederação mais representada no torneio. Os vencedores das últimas quatro edições da principal competição de clubes de cada continente ganharam automaticamente o direito de participar na competição, o que fez com que o Chelsea (2020/21), o Manchester City (2022/23) e o Real Madrid (2021/22 e 2023/24) fossem todos convidados.

Os restantes nove participantes europeus foram determinados por um sistema de coeficientes pré-existente, com os clubes a receberem pontos pelo seu progresso na Liga dos Campeões nas últimas quatro épocas. Apenas o Manchester City, o Real Madrid e o Bayern de Munique acumularam mais pontos de coeficiente no período acima mencionado, garantindo que o Paris Saint-Germain fosse classificado como o segundo melhor clube elegível (ou seja, entre as equipas que não tinham ganho a Liga dos Campeões em nenhuma das quatro épocas anteriores) e, por conseguinte, se qualificasse confortavelmente através da via de classificação.

Apresentamos um breve resumo das últimas façanhas europeias do PSG:

20/21 Liga dos Campeões: Depois de ter vencido o RB Leipzig no Grupo H, o clube parisiense eliminou o Barcelona nos oitavos de final, antes de vencer o Bayern de Munique com o critério de golos marcados fora de casa. Depois, foi eliminado nas meias-finais com uma derrota por 4-1 no agregado contra o Manchester City.

21/22 Liga dos Campeões: No Grupo A, ao lado do RB Leipzig, do Club Brugge e do favorito Manchester City, o Paris Saint-Germain conseguiu uma boa classificação para os oitavos de final. Apesar de ter vencido o Real Madrid no Parque dos Príncipes, os comandados de Mauricio Pochettino foram eliminados da competição após perderem por dois golos de diferença na capital espanhola.

22/23 Liga dos Campeões: Os 12 vezes campeões da Ligue 1 voltaram a ser derrotados na primeira eliminatória, ao perderem com o Bayern de Munique nos dois jogos de uma mão. No entanto, quatro vitórias e dois empates em seis jogos da fase de grupos garantiram um coeficiente de pontos considerável.

23/24 Liga dos Campeões: O mais perto que chegou da glória na Liga dos Campeões desde que terminou como vice-campeão em 2020, o PSG avançou para as meias-finais depois de derrotar a dupla espanhola Real Sociedad e Barcelona nas rondas anteriores. Um reencontro com os adversários da fase de grupos Borussia Dortmund terminou em desilusão, já que a teimosa equipa de Edin Terzić conquistou um lugar na final.

Equipamento do Paris SG para o Mundial de Clubes

Embora pareça que os parisienses não vão lançar um kit dedicado para o torneio deste verão, espera-se que o PSG revele a sua nova camisola caseira 2025/26 no fim de semana de abertura do Mundial de Clubes.

Marquinhos, Achraf Hakimi e Khvicha Kvaratskhelia vestiram a camisola atualizada durante o confronto com o Atlético Madrid no Estádio Rose Bowl, enquanto milhões de pessoas assistem em todo o mundo. Em homenagem ao monumento mais emblemático da capital francesa, a camisola tem uma representação visual das famosas vigas de treliça da Torre Eiffel.

Os fabricantes da Nike mantiveram muitos dos elementos de design da camisola desta temporada, colocando uma faixa vermelha grossa com linhas brancas adjacentes no meio de um fundo azul-marinho. A Qatar Airways, que recentemente prolongou a sua lucrativa parceria com o clube, voltará a ser o patrocinador da camisola na próxima época.

História, destaques e estatísticas

Como já foi referido, o Paris Saint-Germain nunca disputou um Mundial de Clubes ao longo dos 25 anos de história do torneio.

Apesar de não ter conquistado nenhum título internacional importante, o clube comemorou dois títulos continentais. Embora ambas as competições tenham sido extintas, o Paris Saint-Germain conquistou a Taça das Taças em 1996 e foi proclamado vencedor partilhado da Taça Intertoto de 2001.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver