Stolz arrancou mais rápido, mas ficou atrás de De Boo, que partiu na pista exterior. De Boo voou na última curva interior, mas saiu largo e viu Stolz assumir uma ligeira vantagem, que 'Ice Jordan' transformou num tempo recorde nos Jogos Olímpicos: 33,77, 0,11 segundos abaixo do tempo do atual campeão do mundo, De Boo.
Foi a segunda vez que De Boo conquistou a prata atrás de Jordan Stolz, que também já tinha garantido o ouro nos 1000 metros.
O patinador chinês Xue Zhiwen saiu da primeira metade das 16 eliminatórias com o melhor tempo, fixando-o em 34,66 – três décimos acima do recorde olímpico – antes de os favoritos entrarem em ação na segunda metade.

O canadiano Laurent Dubreuil, campeão do mundo dos 500 metros em 2021, surpreendeu ao bater o recorde olímpico após um falso arranque, estabelecendo a nova marca em 34,26, depois de ter falhado o pódio durante toda a época.
Este tempo valeu-lhe a medalha de bronze, aos 31 anos, terminando a meio segundo do agora bicampeão olímpico Jordan Stolz e a menos de quatro décimos de De Boo, que voltou a conquistar a prata atrás de Stolz, tal como nos 1000 metros.

