Mais

Pedro Proença na tomada de posse de Pedro Sousa como presidente da AF Braga

Pedro Proença com Pedro Sousa, novo presidente da AF Braga
Pedro Proença com Pedro Sousa, novo presidente da AF BragaFPF

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, esteve, este sábado, na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação de Futebol de Braga. Pedro Sousa sucede a Manuel Machado, histórico dirigente e líder daquela associação minhota.

No pequeno auditório do Centro de Congressos do Fórum Braga, a cerimónia contou com várias presenças: o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias; o movimento associativo, com José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, na qualidade de representante da Mesa do Plenário das Associações Distritais e Regionais; das Associações de Classe; de António Salvador, António Miguel Cardoso e Rui Silva, presidentes de SC Braga, Vitória SC e Gil Vicente, respetivamente; de deputados eleitos por Braga, representantes de vários municípios do distrito; e entidades ligadas ao mundo académico.

A tomada de posse começou com uma intervenção de José Fernando Alves Pinto, presidente cessante da Mesa da Assembleia Geral da AF Braga. Depois de dar posse a Mário Constantino Lopes, novo presidente da MAG, seguiram-se as habituais assinaturas, com Pedro Sousa a ser, oficialmente, empossado.

O dia de hoje representa um novo começo na Associação de Futebol de Braga. Uma associação que tem sido um exemplo de dedicação, paixão e progresso. Com nova Direção, vai continuar a honrar a tradição e elevar ainda mais o nome do futebol português”, começou por dizer Pedro Proença, antes de homenagear Manuel Machado.

Foram mais de 40 anos dedicados ao Futebol, entre dirigente ligado aos Clubes e depois à Associação de Futebol de Braga. O seu legado no futebol português será eterno. Muito obrigado, Manuel Machado”, referiu o presidente da FPF.

Na sua intervenção, Pedro Proença deu as boas-vindas à família do futebol aos novos órgãos sociais e destacou a importância do movimento associativo.

“O futebol português vive um triângulo de sucesso, com os clubes na base, seguido das Associações Distritais e Regionais e das Associações de Classe. O vosso trabalho, muitas vezes anónimo, é fundamental para o sucesso”, vincou.

Com alguns números que mostram a vitalidade da AF Braga, com mais de 26 mil praticantes e 200 clubes, em 2024-25, Pedro Proença desejou as maiores felicidades a Pedro Sousa. “Que a Associação de Futebol de Braga continue a ser a voz de um distrito que respira Futebol. A FPF será um aliado permanente e as portas da Cidade do Futebol sempre abertas”, referiu Pedro Proença.

A finalizar, o presidente da FPF enalteceu a presença de várias personalidades na tomada de posse. “O apoio de cada instituição ajuda a fazer a diferença. O futebol só funciona quando é jogado em equipa”, concluiu Pedro Proença.