O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, esteve, este sábado, na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação de Futebol de Braga. Pedro Sousa sucede a Manuel Machado, histórico dirigente e líder daquela associação minhota.
No pequeno auditório do Centro de Congressos do Fórum Braga, a cerimónia contou com várias presenças: o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias; o movimento associativo, com José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, na qualidade de representante da Mesa do Plenário das Associações Distritais e Regionais; das Associações de Classe; de António Salvador, António Miguel Cardoso e Rui Silva, presidentes de SC Braga, Vitória SC e Gil Vicente, respetivamente; de deputados eleitos por Braga, representantes de vários municípios do distrito; e entidades ligadas ao mundo académico.
A tomada de posse começou com uma intervenção de José Fernando Alves Pinto, presidente cessante da Mesa da Assembleia Geral da AF Braga. Depois de dar posse a Mário Constantino Lopes, novo presidente da MAG, seguiram-se as habituais assinaturas, com Pedro Sousa a ser, oficialmente, empossado.
“O dia de hoje representa um novo começo na Associação de Futebol de Braga. Uma associação que tem sido um exemplo de dedicação, paixão e progresso. Com nova Direção, vai continuar a honrar a tradição e elevar ainda mais o nome do futebol português”, começou por dizer Pedro Proença, antes de homenagear Manuel Machado.
“Foram mais de 40 anos dedicados ao Futebol, entre dirigente ligado aos Clubes e depois à Associação de Futebol de Braga. O seu legado no futebol português será eterno. Muito obrigado, Manuel Machado”, referiu o presidente da FPF.
Na sua intervenção, Pedro Proença deu as boas-vindas à família do futebol aos novos órgãos sociais e destacou a importância do movimento associativo.
“O futebol português vive um triângulo de sucesso, com os clubes na base, seguido das Associações Distritais e Regionais e das Associações de Classe. O vosso trabalho, muitas vezes anónimo, é fundamental para o sucesso”, vincou.
Com alguns números que mostram a vitalidade da AF Braga, com mais de 26 mil praticantes e 200 clubes, em 2024-25, Pedro Proença desejou as maiores felicidades a Pedro Sousa. “Que a Associação de Futebol de Braga continue a ser a voz de um distrito que respira Futebol. A FPF será um aliado permanente e as portas da Cidade do Futebol sempre abertas”, referiu Pedro Proença.
A finalizar, o presidente da FPF enalteceu a presença de várias personalidades na tomada de posse. “O apoio de cada instituição ajuda a fazer a diferença. O futebol só funciona quando é jogado em equipa”, concluiu Pedro Proença.