Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, visitou Santarém

Pedro Proença de visita a Santarém
Pedro Proença de visita a SantarémFPF

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, esteve esta sexta-feira na zona de Santarém, também afetada pelo mau tempo das últimas semanas.

O líder federativo visitou o Clube Desportivo de Caxarias, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e pelo presidente da Associação de Futebol de Santarém, Joaquim Martinho.

“Depois da criação do Comité de Emergência, este acompanhamento no terreno é fundamental. Primeiramente quero deixar uma palavra aos Clubes, em particular ao Caxarias que faz um trabalho extraordinário ao nível da base. Quero deixar também uma palavra de apreço e elogio ao presidente da Associação de Futebol de Santarém e ao município, que têm estado sempre presentes, e que tem permitido que não falte nada a estes dirigentes anónimos, que tanto fazem pelo Futebol Português. Não há futebol de excelência e se ontem estive no sorteio da UEFA hoje não poderia deixar de estar aqui em Caxarias porque o futebol português vive da base da pirâmide e sem esta base não há a qualidade que nós depois conseguimos projetar. A FPF estará presente, ajudará dentro das suas possibilidades. Estivemos em Leiria, Santarém e iremos a Coimbra, estaremos nas zonas afetadas pelas intempéries. Quero dizer aos dirigentes do Caxarias que podem contar com a FPF para reerguer o clube. Fico muito satisfeito em saber que nestas alturas somos capazes de nos unir em prol de um bem maior, que é criar condições para que estes clubes se possam reerguer. Tão importante como os clubes grandes, são estes clubes de menor dimensão, com gente anónima cujo trabalho nem sempre é reconhecido. É nossa obrigação estar junto da base porque é tão importante como o futebol de excelência. Tudo faremos, de forma articulada e conjunta, para ultrapassar estas dificuldades", afirmou Pedro Proença.

“A maior parte das instalações atingidas são municipais e é desolador ver isto caído. Agradeço ao presidente da FPF por ter-se deslocado e ter vindo saber o que se passa, para melhor poder analisar e, se possível, ajudar. Somos gente de trabalho, séria, e vamos reerguer-nos. É tremendamente importante termos um representante do futebol ao mais alto nível a ver o que se passa na base e ter a preocupação de saber o que se passa cá em baixo. Há muitas crianças que agora não podem treinar ou que têm de fazer muitos quilómetros para treinar e jogar e isso é preocupante”, referiu o presidente da Associação de Futebol de Santarém, Joaquim Martinho.

“Todos temos a obrigação de rapidamente reerguer estes muros, e continuar toda a atividade desportiva que aqui é feita e que é muita, especialmente a nível das camadas jovens. É importante que o nosso concelho possa voltar a reativar o desporto nesta zona. Ter aqui o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, é mais um momento importante. É importante as mais altas instâncias do desporto estarem presentes e virem ao terreno para verem a dimensão dos estragos. É importante que a FPF, dentro das suas possibilidades, possa ajudar. São gestos destes que enobrecem o futebol e as pessoas. Muitas instalações desportivas foram atingidas, muitas delas municipais, e temos de rapidamente recuperar tudo o que tínhamos”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque.