Perdidos na ilha e a lanterna vermelha cada vez com menos luz: Santa Clara perde (0-2) com Rio Ave

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Perdidos na ilha e a lanterna vermelha cada vez com menos luz: Santa Clara perde (0-2) com Rio Ave
Rio Ave foi sempre superior num Santa Clara sem ideias e sem chama
Rio Ave foi sempre superior num Santa Clara sem ideias e sem chama
Opta by Stats Perform
O Santa Clara perdeu em casa, por 0-2, diante do Rio Ave, no jogo de abertura da 25.ª jornada do campeonato. E aí vão 16 jogos sem ganhar para os açorianos, com apenas dois empates pelo meio, afundados cada vez mais no último lugar da Liga, ao contrário do Rio Ave, que alcançou os 33 pontos e pode agora, respirar melhor e aspirar a voos mais altos.

Recorde as incidências da partida

Do lado do Santa Clara, Accioly, sem poder contar com Paulo Henrique, castigado, prescindiu ainda de Nanu para lançar Calila e Ítalo, em relação à equipa que tinha perdido com o Paços de Ferreira (0-1).

Luís Freire, do lado do Rio Ave, seguiu a mesma receita: Vítor Gomes substituiu o castigado Samaris, enquanto Patrick William ocupou a vaga de Josué em relação ao onze que venceu o Gil Vicente por 2-1.

Onzes iniciais de Santa Clara e Rio Ave
Flashscore

Com 15 jogos sem ganhar, o Santa Clara, afundado no último lugar, enfrentava mais uma autêntica final mas desde início que o Rio Ave mostrou ao que vinha. Logo aos 3 minutos, após um livre, Patrick William cabeceou perto do poste da baliza açoriana.

Aos 8' nova tentativa, com André Pereira a servir João Graça, que rematou desenquadrado.

Respondeu o Santa Clara, aos 11 minutos, com cabeceamento de Allano, ao lado, depois de cruzamento de MT, brasileiro que em cima do quarto de hora rematou igualmente desenquadrado.

Aos 22' a primeira real jogada de perigo, com Costinha, após combinação com Vítor Gomes, a rematar para defesa de Gabriel Batista. Aos 27' novamente o guarda-redes do Santa Clara em evidência, parando o remate de primeira de André Pereira, um minuto antes de voar para negar o golo a Aderllan, num cabeceamento bem colocado após canto cobrado por Guga.

De defesa em defesa até ao penálti

Aos 41 minutos, lance na área do Santa Clara, com Boateng a tentar um pontapé de bicicleta e a bola a desviar em Calila: o árbitro, Gustavo Correia, ouviu o VAR, foi chamado a ver as imagens e marcou mesmo penálti por mão do defesa dos açorianos.

E foi já para lá dos 45 minutos que Gabriel Batista voou para negar o penálti batido por André Pereira e a recarga de Fábio Ronaldo.

A sorte do azarado

Ora a segunda parte começou praticamente com o golo do Rio Ave e com o mesmo André Pereira como protagonista. Depois do azar no penálti, a sorte no 1-0, aos 51 minutos, quando escorregou na altura do cruzamento, este saiu na direção da baliza e Ítalo, na tentativa de corte, a confirmar o golo dos vila-condenses: terceiro auto-golo dos açorianos nas últimas... cinco jornadas.

Accioly mexeu, lançou Costinha e Bruno Almeida nos lugares de Misao e Allano mas quem continuou a dar nas vistas, nos açorianos, foi Gabriel Batista: 64 minutos, belo cabeceamento de Boateng, ainda melhor intervenção do guarda-redes brasileiro.

Um minuto e golo

Aos 72 minutos Luís Freire também mexeu, lançou Miguel Baeza e Leonardo Ruiz e seria mesmo o avançado colombiano a fazer o 2-0... um minuto depois de entrar: João Graça tocou para Ruiz que, em boa posição, rematou em força, cruzado, para dilatar o marcador e, dúvidas houvessem, definir o vencedor da partida.

Aos 79 minutos, eis a primeira aparição do Santa Clara num ataque, na sequência de um canto, com Ygor Nogueira a cabecear ligeriamente ao lado da baliza de Jhonatan. O lance pareceu ter acordado os açorianos, que aos 81' voltaram a criar perigo, numa bela jogada de Bruno Jordão, a assistir Nanu, que rematou por cima. Aos 83' foi Bruno Almeida, com remate fácil para Jhonatan.

Aos 85 minutos, registe-se a estreia absoluta de Julien Lomboto pela equipa principal do Rio Ave, substituindo João Graça.

Aos 90+4'', praticamente a fechar a partida, Nanu cruzou, Babi antecipou-se a Jhonathan mas o cabeceamento saiu por cima da baliza vila-condense.

Com este resultado o Rio Ave, à condição, sobe ao oitavo lugar do campeonato, com 33 pontos e a manutenção praticamente assegurada. Um cenário cada vez mais longínquo para o Santa Clara que, depois de ter perdido em Paços de Ferreira e ter visto o adversário igualar os 15 pontos, pode agora afundar-se ainda mais no último lugar da classificação.

Homem do jogo Flashscore: Gabriel Batista (Santa Clara)

Destaques e estatística final do jogo
Opta by Stats Perform