Numa rubrica Flashscore que será atualizada uma vez por mês, classificamos os 10 melhores jogadores do mundo, tendo em conta os seus desempenhos no clube e na seleção, e apenas com base nos acontecimentos da época em curso.
As estatísticas citadas abaixo são precisas até segunda-feira, 10 de novembro, inclusive.
10. Moises Caicedo - Chelsea (Nova entrada)

Apesar de integrar uma equipa jovem e irregular do Chelsea, Moises Caicedo afirmou-se como, possivelmente, o melhor número seis do mundo.
Um recuperador de bolas agressivo e excecional no centro do meio-campo dos londrinos, Caicedo lidera as interceções na Premier League (27) e começa também a destacar-se no último terço do campo, somando quatro golos em todas as competições esta época, além das suas ações defensivas.
Poderia até estar mais acima nesta lista, não fosse o cartão vermelho desnecessário frente ao Arsenal no final de novembro, que o afastou de alguns jogos.
9. Luiz Diaz - Bayern Munich (Desce 4)

Integrando o trio ofensivo prolífico do Bayern Munique, o impacto de Luis Diaz nos campeões alemães continua a ser determinante. A sua pressão e intensidade com bola são fundamentais para o estilo de jogo de Vincent Kompany, mas também tem sido decisivo no último terço.
O colombiano soma 13 participações em golos em 13 jogos da Bundesliga esta época e só Michael Olise tem mais assistências do que ele (6).
Diaz foi essencial na reviravolta frente ao St. Pauli, marcando um golo e assistindo outro na vitória por 3-1. Tem sido uma peça regular numa equipa que está entre as melhores da Europa.
8. João Neves - PSG (Nova entrada)

Tem passado um pouco despercebido o nível exibicional de João Neves esta temporada. O médio português acrescentou capacidade de finalização ao seu jogo, aliando-a à sua tenacidade e serenidade com bola.
Apesar de ter estado ausente durante parte de setembro e outubro devido a lesão, João Neves soma cinco golos em nove jogos da Ligue 1, tendo ainda assinado o seu segundo hat-trick da época no mês passado, na vitória de Portugal por 9-1 frente à Arménia, que garantiu a qualificação para o Mundial.
7. Lamine Yamal - Barcelona (Sobe 3)

Depois de um início de época intermitente devido a problemas físicos, Lamine Yamal está finalmente em forma e a mostrar todo o seu potencial.
Lamine somou três golos e três assistências nos últimos cinco jogos da LaLiga pelo Barcelona, ajudando a equipa a conquistar cinco vitórias consecutivas e a regressar ao topo da tabela.
Apesar de ter falhado alguns encontros nesta campanha, Lamine completou confortavelmente mais dribles do que qualquer outro jogador na liga (63), evidenciando o seu talento e imprevisibilidade. Além disso, lidera também a tabela de assistências em Espanha (7).
6. Declan Rice - Arsenal (Nova entrada)

O médio Declan Rice subiu rapidamente nesta lista após algumas semanas absolutamente impressionantes, afirmando-se como o jogador mais importante do Arsenal.
A cada temporada, o inglês acrescenta novas valências ao seu jogo e já não é apenas um número seis; tornou-se um médio completo, capaz de atuar de área a área.
Quase nunca descansa devido à sua relevância, e o que Rice oferece em ambas as áreas, aliado à sua qualidade nas bolas paradas, faz com que tenha pouquíssimos pontos fracos. A sua exibição frente ao Bayern na Liga dos Campeões, em que assumiu as rédeas da equipa durante largos períodos, foi verdadeiramente entusiasmante.
Apesar da derrota frente ao Aston Villa no último fim de semana, o Arsenal mantém-se no topo da Premier League e da Liga dos Campeões, e a gestão da condição física de Rice nos próximos meses será determinante para o sucesso da equipa.
5. Vitinha - PSG (Sobe 3)

As exibições e resultados do PSG continuam a ser irregulares devido às lesões, mas Vitinha mantém-se a um nível impressionante.
É o maestro da equipa parisiense, comandando todos os processos, como se comprova pelo facto de ter o maior número de passes bem-sucedidos na Ligue 1 (1 334), o maior número de passes certos no último terço (380) e partilhar o topo das assistências (5).
A sua exibição frente ao Tottenham Hotspur na Liga dos Campeões foi memorável, ao marcar o seu primeiro hat-trick da carreira, com finalizações de grande classe.
4. Michael Olise - Bayern Munich (-)

Michael Olise continua a evoluir e é um prazer vê-lo como o criativo do Bayern Munich.
Os líderes da Bundesliga seguem imparáveis no topo, com a visão e técnica de Olise a serem fatores decisivos. Lidera a tabela de assistências (8), além de somar o maior número de passes certos no último terço (329) e ser o segundo com mais dribles (29) na liga.
O seu melhor jogo do mês foi na vitória por 6-2 frente ao Freiburg, em que o francês marcou dois golos e fez três assistências.
Continuará a ser peça-chave na luta dos bávaros pelo sucesso interno e europeu.
3. Kylian Mbappé - Real Madrid (=)

Mais um jogador a marcar a um ritmo impressionante esta época, e a única razão para Kylian Mbappé não estar acima dos dois que o precedem é a quebra de forma do Real Madrid este mês, que caiu quatro pontos atrás do Barcelona no topo da LaLiga.
Os rumores sobre o futuro de Xabi Alonso continuam intensos, com notícias a apontar para uma possível saída nos próximos dias. No entanto, os números de Mbappé continuam impressionantes.
O avançado francês soma 30 golos em todas as competições, sendo o melhor marcador em Espanha (16) e na Liga dos Campeões (9), depois dos quatro golos frente ao Olympiacos no final de novembro.
2. Erling Haaland - Manchester City (=)

Sinceramente, Erling Haaland pode considerar-se azarado por não ocupar o primeiro lugar nesta lista. Um dos maiores goleadores da história do futebol, os seus dois bis frente à Estónia e Itália permitiram à Noruega garantir a presença no Mundial pela primeira vez em 27 anos.
Apesar de ter marcado apenas uma vez nos últimos quatro jogos pelo Manchester City, soma já 33 golos em todas as competições por clube e seleção esta época, incluindo 15 golos em 15 jogos na Premier League. Importa referir que o seu jogo global também evoluiu.
Contra o Fulham, fez duas assistências e ainda marcou, atingindo o seu 100.º golo na Premier League. Superou o recorde de Alan Shearer, tornando-se o jogador mais rápido a alcançar essa marca na história da competição (111 jogos).
1. Harry Kane - Bayern Munich (=)

Harry Kane continua a liderar, ainda que por uma margem mínima. Tem sido mais um período brilhante para o capitão inglês, que marcou o seu 10.º hat-trick na Bundesliga frente a Estugarda no fim de semana. Soma agora 79 golos em 76 jogos de campeonato pelos bávaros, um registo verdadeiramente impressionante.
Em novembro, também marcou frente ao Freiburg e ao Union Berlin (em jogos distintos), enquanto o seu bis frente à Albânia permitiu à Inglaterra concluir uma campanha de qualificação para o Mundial sem falhas. Tal como Haaland, já soma 33 golos por clubes e seleção esta época, liderando a tabela de goleadores da Bundesliga com 17 golos em 13 jogos.
Teve dificuldades frente ao Arsenal num duelo gigante da Liga dos Campeões, mas fez o suficiente para se manter no topo.
