Mais

Ronaldo: "Cristiano é um dos melhores, mas definitivamente não está no topo"

Ronaldo admira Pelé.
Ronaldo admira Pelé.Buda Mendes / Getty Images South America / Getty Images via AFP
Cristiano Ronaldo voltou a causar polémica ao declarar-se o melhor futebolista da história. É sempre um tema popular entre os adeptos e que também é debatido entre antigos futebolistas, incluindo o antigo jogador brasileiro Ronaldo. O campeão do mundo brasileiro tem um favorito completamente diferente.

Ronaldo, que agora defende as cores do Al Nassr, deu uma entrevista ao programa espanhol La Sexta no início deste mês em que foi claro: "Os números dizem que sou o futebolista mais completo que já existiu. As pessoas podem gostar de Messi, Maradona, Pelé... E eu respeito isso, sim, mas sou o mais complexo e os números dizem-no. Sou rápido, sou forte, marco golos com a cabeça ou com o pé esquerdo, nunca ninguém foi mais complexo do que eu. Sou o melhor jogador da história. Acredito mesmo nisso" .

Depois, como era de esperar, começou uma onda de análises ou discussões na Internet. O brasileiro Ronaldo, que outrora assombrou as defesas dos adversários com as camisolas do Inter de Milão ou do Real Madrid, também contribuiu com a sua parte.

"Cristiano teve uma carreira fantástica, fez grandes coisas, incluindo adaptar-se da posição de extremo esquerdo para a de avançado centro. E isso não é fácil. É certo que é um dos melhores da história do futebol. Mas o melhor? Não concordo. Eu diria que ele está entre os 10 melhores", respondeu.

O brasileiro não quis falar de si próprio no ranking imaginário, preferindo apresentar os seus favoritos. "Os meus dez melhores? Pelé em primeiro lugar, Maradona e Messi juntos em segundo. Depois, jogadores como Zico, Romário, Cristiano Ronaldo, Van Basten, Figo, Rivaldo, Ronaldinho, Zidane", acrescentou.