Râguebi: Arbitragem polémica salva França pelo segundo jogo consecutivo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Râguebi: Arbitragem polémica salva França pelo segundo jogo consecutivo
A França quase perdeu com a Escócia e a Itália
A França quase perdeu com a Escócia e a Itália
Reuters
Pelo segundo jogo consecutivo, a França foi salva da derrota no fim de semana do Torneio das Seis Nações por uma decisão polémica da arbitragem, deixando a Itália destroçada por não ter conseguido uma vitória famosa, tal como aconteceu com a Escócia.

Os escoceses ficaram furiosos na segunda ronda, quando um ensaio que lhes teria dado a vitória em Murrayfield foi anulado depois de o VAR ter seguido a decisão do árbitro em campo.

Nos segundos finais, o árbitro Nic Berry decidiu que o tento da Escócia tinha sido anulado e o VAR Brian MacNeice, depois de inicialmente ter dito que conseguia ver a bola no chão, mudou de ideias e disse que não havia provas conclusivas para anular a decisão.

No entanto, a repetição do lance parecia mostrar que a bola tinha caído sobre uma chuteira francesa antes de escorregar para o relvado e a França segurou a vitória por 20-16. No domingo, os franceses conseguiram um empate quando a Itália falhou uma penalidadenos descontos, com o resultado empatado a 13-13.

A Itália pode sentir-se lesada não pelo facto de a bola ter escorregado bizarramente do tee, o que custou segundos valiosos a Paolo Garbisi, mas porque o árbitro Christophe Ridley, a arbitrar o seu primeiro jogo das Seis Nações, não aplicou as leis do jogo.

Um jogador francês avançou inicialmente para cobrar o pontapé de baliza, mas parou quando este caiu do tee. Depois de Garbisi o ter substituído apressadamente, houve outra carga breve antes de o jogador ser retido por um companheiro de equipa.

A carga é permitida nas conversões, mas no caso de uma penalidade, a equipa adversária tem de permanecer imóvel, com as mãos ao lado do corpo, desde o momento em que o rematador começa a aproximar-se até à bola ser rematada.

O árbitro ordenou ao jogador que recuasse, mas poderia ter tomado medidas mais decisivas, uma vez que a lei estabelece que, se a equipa adversária infringir a lei durante o pontapé de saída e este não for bem sucedido, é atribuída uma penalidade 10 metros à frente da marca original.

Após o jogo, Garbisi assumiu toda a responsabilidade e pediu desculpa pela falta, sem apontar o dedo ou inventar desculpas.

"Se me incomodaram os jogadores franceses que se mexeram? Não, não me incomodou", disse Garbisi: "O meu único pensamento era voltar a colocar a bola no tee o mais rapidamente possível, nem sequer vi que os jogadores franceses se tinham levantado."

O treinador italiano Gonzalo Quesada já estava a descer das bancadas quando o pontapé foi dado, mas foi informado pelos seus colegas do que tinha acontecido.

"O meu pessoal queixou-se de que (a França) estava a cobrar, era uma penalidade e eles não podem cobrar", disse Quesada: "Não tenho queixas, mas é um pouco frustrante saber que... não podíamos aproveitar em condições normais, respeitando a regra dos 10 metros."

A Itália fez questão de se concentrar no seu próprio desempenho após o jogo, mas quando olharem para trás talvez sintam, tal como a Escócia, que poderia ter sido tudo muito diferente se o árbitro inglês nascido em França tivesse usado a letra da lei.

A França pode sentir-se reconfortada com o facto de o empate a colocar no top 10 do ranking mundial pela primeira vez desde 2013, ano em que venceu os franceses pela última vez.