Garden-Bachop, que representou os Maori All Blacks em dois jogos, faleceu durante a noite de 16 de junho de 2024, enquanto estava em casa dos tios em Christchurch. O pai de gémeas tinha 25 anos.
A sua morte foi encaminhada para a médica legista Mary-Anne Borrowdale, que referiu que Garden-Bachop apresentava uma anomalia cardíaca e não encontrou quaisquer indícios suspeitos.
"A causa da morte do senhor Garden-Bachop foi, assim, considerada como morte súbita no contexto de um coração ligeiramente dilatado," referiu nas conclusões divulgadas na terça-feira.
Garden-Bachop nasceu numa família de internacionais de râguebi.
O seu pai, Stephen Bachop, jogou pelas seleções de Samoa e da Nova Zelândia, enquanto a sua mãe, Sue Garden-Bachop, representou a seleção nacional feminina.
O seu tio, Graeme Bachop, participou em dois Mundiais (1991, 1995) pelos All Blacks e representou o Japão na competição global em 1999.
O seu irmão Jackson, que joga pela equipa Moana Pasifika no Super Rugby, afirmou que a família ficou aliviada por o relatório do médico legista estar concluído.
"Em nome da família, gostaríamos de agradecer a todos pelo carinho e apoio contínuos em relação ao Connor. Sentimos a falta do Connor todos os dias e vamos continuar a tentar honrar e seguir o seu exemplo na forma como vivemos as nossas vidas", afirmou em comunicado divulgado pela comunicação social neozelandesa.
