Recorde aqui as incidências do encontro
Dois ensaios de Afonso Tapadinhas (59 e 80 minutos), já na segunda parte, ambos transformados por Domingos Cabral que, na primeira parte, somou ainda uma penalidade (13), foram insuficientes para impedir o triunfo dos Iberians, que ao intervalo já venciam por 18-3 e somaram sete toques de meta.
Foi a segunda derrota da equipa de franquia da Federação Portuguesa de Râguebi frente à congénere espanhola nesta época, depois de, na última jornada da fase de round robin, terem perdido, em Lisboa, por 26-13.
Os Castilla y León Iberians conquistaram, assim, a sua primeira Super Cup europeia, sucedendo aos georgianos Black Lion, que este ano não participaram após saírem vencedores de todas as quatro edições anteriores.
Os portugueses apuraram-se para a final após terminarem a fase de round robin em segundo lugar, atrás dos rivais ibéricos, e de derrotarem, nas meias-finais, os Brussels Devils (63-14).
A Rugby Europe Super Cup é uma competição europeia de franquias criada pelo organismo que tutela o râguebi europeu em 2021/22 para promover o desenvolvimento da modalidade em nações emergentes.
Os Lusitanos XV, da responsabilidade da FPR, são uma das equipas que disputa a Super Cup desde a primeira edição, tal como os belgas Brussels Devils, os espanhóis Castilla y León Iberians e os neerlandeses Delta.
A equipa portuguesa foi vice-campeã em 2022 e 2024, após perder as finais com os Black Lion.
