Râguebi: Josh Macleod (País de Gales) afirma que duelo das Seis Nações com Inglaterra pode tirar o país da crise

Josh Macleod afirma que o País de Gales estará pronto para enfrentar a Inglaterra no arranque das Seis Nações
Josh Macleod afirma que o País de Gales estará pronto para enfrentar a Inglaterra no arranque das Seis NaçõesRYAN HISCOTT / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Josh Macleod acredita que a sua equipa, que atravessa um momento difícil, pode encontrar no jogo de abertura das Seis Nações, fora de casa, frente a uma Inglaterra em grande forma, no sábado, o confronto físico intenso de que precisa para surpreender.

A Inglaterra parte para o jogo como clara favorita, tendo em conta que soma uma série de 11 vitórias consecutivas – uma sequência que inclui uma vitória recorde por 68-14 sobre o País de Gales em Cardiff, em março do ano passado.

Em contraste, o País de Gales perdeu 21 dos últimos 23 jogos, tendo apenas vencido o Japão por duas vezes, e enfrenta ainda problemas internos devido a uma polémica em torno dos planos da Federação Galesa de Râguebi para reduzir o número de clubes profissionais do país de quatro para três.

Macleod, no entanto, garante que o País de Gales não vai recuar naquele que poderá ser o jogo de estreia do avançado dos Scarlets, de 29 anos, nas Seis Nações, caso seja incluído na equipa do selecionador Steve Tandy, cuja convocatória será anunciada esta quinta-feira.

"Gosto... da batalha física, do confronto", afirmou Macleod esta quarta-feira.

"É a luta que muitas vezes nos tira de situações em que estamos em desvantagem. Não houve grande diferença entre as duas equipas (o Northampton venceu os Scarlets por 43-28) quando jogámos recentemente na Champions Cup. Há sempre essa intensidade física nos jogos entre ingleses e galeses. Estamos lá, vamos cuidar da nossa casa, e seja o que for que nos atirem, estaremos prontos", acrescentou.

Macleod foi impedido de se estrear nas Seis Nações frente à Escócia em 2021, depois de ter sofrido uma rotura do tendão de Aquiles no treino, pouco depois de ter sido anunciado na equipa titular.

Teve depois de esperar até ao duelo de outono de 2022 frente à Geórgia para conquistar a sua primeira internacionalização, embora a presença nas Seis Nações continue a escapar-lhe até agora.

"Se a chamada acontecer, será uma honra incrível, e sábado será uma ocasião muito especial para mim, a nível pessoal", disse Macleod.

"Não tenho intenção de me poupar (esta semana). Obviamente, não sabemos o que nos espera no fim de semana, por isso preparamo-nos como habitualmente", acrescentou.

Questionado sobre como o País de Gales poderá travar a Inglaterra, Macleod respondeu: "Temos sistemas preparados para lidar com certos aspetos do jogo, mas também há muito talento na nossa equipa. Não vamos fugir disso. Temos um pack disposto a lutar uns pelos outros. Lutar por cada centímetro."