Mais

Sem Mundial 2026, futebol chinês aposta no sucesso dos eSports

Chineses apostam nos videojogos
Chineses apostam nos videojogosDu Jianpo / IC photo / Imaginechina via AFP
A Federação Chinesa de Futebol (CFA) anunciou esta terça-feira a intenção de criar uma seleção nacional de eSports, numa iniciativa que surge semanas depois de ter esgotado as suas hipóteses de qualificação para o Mundial 2026.

Essa futura seleção participará em competições de videojogos "organizadas pela FIFA, pela Confederação Asiática de Futebol (AFC) e por outras instituições", esclareceu a CFA em comunicado.

No mês passado, a federação demitiu o seleccionador Branko Ivankovic, semanas depois da derrota por 1-0 frente à Indonésia, que acabou com as esperanças de qualificação para o próximo Mundial.

A seleção masculina da China ocupa actualmente o 94.º lugar do ranking mundial da FIFA. Já os eSports têm vindo a ganhar destaque no país asiático nos últimos anos.

Nos Jogos Asiáticos de 2023, realizados em Hangzhou e que incluíram os esports no programa oficial, a delegação chinesa conquistou quatro das cinco medalhas de ouro possíveis nesta disciplina.

O anúncio da CFA na terça-feira gerou várias reações nas redes sociais. "Acho que pode mesmo funcionar. Há uma grande base de jogadores de eSports na China", celebrou um utilizador da rede social chinesa Weibo.

Outros mostraram-se mais céticos: "Já perderam tudo no futebol real. Agora querem perder tudo no futebol virtual", ironizou outro utilizador.


Menções