Sindicato dos Jogadores felicita estatuto "honorário" de Fernando Gomes na UEFA

Fernando Gomes foi eleito como membro honorário do Comité Executivo da UEFA
Fernando Gomes foi eleito como membro honorário do Comité Executivo da UEFARODRIGO ANTUNES/LUSA

O presidente do Sindicado dos Jogadores de futebol, Joaquim Evangelista, considerou esta quinta-feira que a eleição de Fernando Gomes como membro honorário do Comité Executivo da UEFA reflete o “impacto” que o dirigente teve na “credibilização” da federação (FPF).

“Tive a oportunidade, enquanto membro da FIFPRO, de acompanhar o seu trajeto internacional e o respeito que granjeou na UEFA, ciente do impacto que a sua liderança teve para a credibilização da Federação Portuguesa de Futebol e colocação de Portugal no centro das principais decisões com influência no futebol europeu”, elogiou.

Em comunicado, o dirigente falava da distinção ao atual presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) e antigo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e da FPF, esta quinta-feira, durante o 50.º Congresso da UEFA, proposto pelo atual líder do organismo que rege a modalidade na Europa, o esloveno Aleksander Ceferin.

“Felicito o Dr. Fernando Gomes (…) pela distinção que reconhece o papel determinante que teve para a afirmação do futebol português nesta organização. É, por isso, um justo reconhecimento do trabalho realizado e que dignifica o nosso país”, completou.

Fernando Gomes foi vice-presidente da UEFA, de 2017 a 2023, integrando o seu comité executivo, entre 2015 e 2023, e representante europeu no Conselho da FIFA, de 2017 a 2023.

Os membros honorários podem participar no congresso anual, como consultores, mas sem direito a voto.

A escolha de Fernando Gomes, de 73 anos é justificada pela UEFA pelos "serviços excecionais prestados ao futebol europeu".


Menções