Síntese US Open: Djokovic e Sabalenka sem sobressaltos nos quartos de final

Sabalenka em destaque no US Open
Sabalenka em destaque no US OpenCHARLY TRIBALLEAU / AFP

O tenista sérvio Novak Djokovic, quatro vezes campeão do Open dos Estados Unidos, qualificou-se pela 14.ª vez para os quartos de final em Nova Iorque e marcou duelo com o anfitrião Taylor Fritz, enquanto Aryna Sabalenka continua imbatível.

Detentor de 24 troféus do Grand Slam, o antigo número um mundial, de 38 anos, regressou ao Arthur Ashe Stadium com uma boa exibição e uma vitória sobre o qualifier alemão Jan-Lennard Struff (144.º ATP), por 6-3, 6-3 e 6-2, em apenas uma hora e 49 minutos, garantindo pela 64.ª vez uma vaga no lote de quartofinalistas de torneios do Grand Slam.

“Não sei quantos mais vou ter, por isso obviamente cada um é especial e quero agradecer a todos por estarem presentes hoje”, avançou o tenista de Belgrado, após ter sido assistido várias vezes pelo fisioterapeuta em court.

Na próxima ronda, Novak Djokovic, que obtém 100 títulos ATP, vai defrontar o jogador da casa Taylor Fritz, número quatro do mundo e vice-campeão em título, que confirmou o regresso aos quartos de final com um triunfo diante do checo Tomas Machac (22.º ATP), com os parciais de 6-4, 6-3 e 6-3, em apenas uma hora e 38 minutos.

Na competição feminina, a bielorrussa Aryna Sabalenka, líder do ranking WTA, continua sem ceder qualquer set e, desta vez, impôs-se à espanhola Cristina Bucsa (95.ª WTA), pelos parciais de 6-1 e 6-4, ao fim de uma hora e 13 minutos de um encontro que encerrou a sessão noturna no Louis Armstrong Stadium.

Graças ao triunfo sobre a espanhola, Sabalenka garantiu a manutenção no topo do ranking mundial e a passagem aos quartos de final em Flushing Meadows, onde vai agora medir forças com a checa Marketa Vondrousova (60.ª WTA), que surpreendeu a cazaque Elena Rybakina, décima do mundo, pelos parciais de 6-4, 5-7 e 6-2.