Task Force para revisão de Modelo de Financiamento reuniu-se na Cidade do Futebol

Todos os membros do grupo de trabalho marcam presença na reunião
Todos os membros do grupo de trabalho marcam presença na reuniãoFPF

A Cidade do Futebol recebeu na tarde desta quinta-feira a primeira reunião do Grupo de Trabalho para a Revisão do Modelo de Financiamento do Futebol Português, tal como havia sido anunciado na última Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol.

Este encontro marcou o arranque formal de um processo estruturado de avaliação e reformulação do atual modelo de financiamento, com o objetivo de assegurar a sustentabilidade financeira, o equilíbrio competitivo e a viabilidade futura do futebol português.

A reunião contou com a presença de todos os membros que integram o Grupo de Trabalho, nomeadamente o coordenador António Ramalho (ex- Ceo da CP e ex-Presidente do Novo Banco), Sandra Parente e Vasco Pinho, Diretores Executivos da FPF, o Presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, José Neves e Manuel Candeias em representação das Associações Distritais e Regionais, Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores representando as Associações de Classe, assim como os consultores da EY Parthenon.

Durante esta reunião foram apresentados e debatidos os objetivos desta Task Force, que procura fazer uma análise do modelo atual, um estudo de modelos internacionais de referência, nos quais se incluem as principais Federações Europeias, a sistematização das necessidades de financiamento do futebol português e a identificação de fatores que possam impactar no desenvolvimento deste ecossistema nos próximos dez anos.

O trabalho culminará na definição de uma proposta de novo modelo de financiamento, tecnicamente sustentada e institucionalmente viável, a ser apresentado no final da presente época desportiva, em Assembleia Geral, sendo que, até lá, este grupo irá realizar várias reuniões de trabalho, seguindo um cronograma já definido.

António Ramalho, coordenador do Grupo de Trabalho para a Revisão do Modelo de Financiamento do Futebol Português, sublinhou, no final da reunião, que “o dia de hoje marcou o verdadeiro pontapé de saída para este processo, que envolve todos os agentes do futebol português, com o objetivo de encontrar o modelo de financiamento mais adequado para o futuro do futebol nacional”.

O responsável acrescentou ainda que o grupo "entra agora na fase de estudo", que decorrerá até abril, explicando que “nesta etapa, o primeiro passo passa pelo diagnóstico, seguindo-se posteriormente a definição das decisões a tomar”.