O jovem de 21 anos de Lyon foi nomeado "Most Improved Player" do ano de 2024, um prémio que reconhece o jogador que mais progrediu no último ano, informou a ATP no seu site.
Vencedor do ATP 250 de Lyon (terra batida) e do ATP 500 de Basileia (hard), os seus dois primeiros títulos no ATP Tour, Mpetshi Perricard derrotou o britânico Jack Draper (15.º e semifinalista do US Open), o checo Tomas Machac (25.º) e o chileno Alejandro Tabilo (23.º), também na corrida ao prémio.
Os quatro nomeados foram escolhidos por um painel de jornalistas especializados, a quem coube a tarefa de escolher entre eles o vencedor.. " Estou muito contente por ganhar este prémio", que coroa "um bom ano para mim e para a minha equipa. Mal posso esperar por 2025", comentou o jogador francês, citado pela ATP.
Também na quinta-feira, o italiano Matteo Berrettini recebeu o prémio de "regresso do ano". Depois de uma temporada de 2023 devastada por lesões, o antigo número 6 do mundo, finalista de Wimbledon em 2021, embolsou três títulos em 2024 e voltou a subir para 34.º no ranking ATP depois de cair para além de 150.º no ranking mundial.
O título de "Treinador do Ano" foi para o norte-americano Michael Russell, treinador do número 4 mundial Taylor Fritz, a quem levou à final do último US Open, enquanto o checo Jakub Mensik (48.º), de 19 anos, foi nomeado "Revelação do Ano". O francês Emmanuel Planque, treinador de Giovanni Mpetshi Perricard, também estava na corrida para Treinador do Ano.
Na categoria feminina, o título de "Jogadora do Ano" foi para a número 1 do mundo Aryna Sabalenka, vencedora do Open da Austrália e do Open dos Estados Unidos em 2024.
O italiano Renzo Furlan, treinador da número 4 do mundo Jasmine Paolini (finalista de Roland Garros e Wimbledon), foi nomeado Treinador do Ano 2024.