Vencedores dos títulos
Mirra Andreeva não podia ter desejado melhor preparação para o Open da Austrália, com a número oito mundial a conquistar o troféu WTA 500 em Adelaide sem perder qualquer set, este sábado.
Depois de ultrapassar adversárias como Diana Shnaider e Maya Joint a caminho da final, a russa superou a compatriota adolescente Victoria Mboko 6-3, 6-1 na final, conquistando o quarto título da sua jovem carreira.
Andreeva venceu 12 dos últimos 13 jogos frente a Mboko, recuperando de um desvantagem de 3-0 no início do primeiro set para dominar a adversária com uma exibição clínica de 60 minutos.
Este triunfo dá à jovem de 18 anos o seu primeiro troféu desde Indian Wells do ano passado e, após um final de 2025 desapontante, está determinada a levar este ímpeto para o primeiro Grand Slam da nova época.
Na WTA Tour, houve surpresa em Hobart, com a italiana Elisabetta Cocciaretto a conquistar o segundo título WTA da carreira após uma vitória suada 6-4, 6-4 sobre a jovem norte-americana Iva Jovic.
Na posição 80 do ranking mundial, Cocciaretto vingou-se da derrota na final frente a Lauren Davis em 2024, mostrando-se superior à terceira cabeça de série Jovic num duelo equilibrado.
A italiana tornou-se na quarta qualifier a vencer o título de singulares em Hobart, sucedendo a Mona Barthel (2012), Garbine Muguruza (2014) e Davis (2024), negando ainda aos EUA uma quarta vencedora consecutiva no torneio.
Já no circuito ATP, foi uma semana de sonho para o ténis checo, com Tomas Machac e Jakub Mensik a erguerem troféus em Adelaide e Auckland, respetivamente, tornando-se na primeira dupla masculina checa a conquistar títulos de nível Tour na mesma semana desde Ivan Lendl e Tomas Smid em 1982.
Machac conquistou o troféu no ATP 250 de Adelaide após recuperar de um percalço no segundo set para derrotar o francês Ugo Humbert 6-4, 6-7(2), 6-2.
O oitavo cabeça de série do torneio, com 25 anos, também ultrapassou adversários como Tommy Paul e Jaume Munar a caminho do seu segundo título de carreira.
Quanto a Mensik, confirmou o estatuto de uma das maiores promessas do desporto ao salvar três set points no tie-break do segundo set para derrotar Sebastian Baez 6-3, 7-6(7) na final de Auckland.
O jovem de 20 anos disparou 18 ases numa exibição de serviço impressionante, tornando-se o campeão mais jovem de Auckland desde Juan Martin del Potro em 2009.
Maiores dificuldades
Quarta cabeça de série em Adelaide, Ekaterina Alexandrova teve uma saída precoce dececionante ao perder 6-4, 6-4 frente à qualifier Jaqueline Cristian.
Foi a quarta derrota em cinco encontros para a jogadora de 31 anos, que tinha atingido o melhor ranking da carreira, 10.ª, no final de 2025, após uma época de grande nível no circuito.
Apesar das dificuldades recentes, Alexandrova está confiante de que pode chegar pela primeira vez à quarta ronda do Open da Austrália, enquanto se prepara para defrontar a turca Zeynep Sonmez na estreia do torneio.
Depois de somar vitórias frente a Taylor Fritz, Billy Harris e Shintaro Mochizuki na United Cup, Stefanos Tsitsipas esperava conseguir uma boa campanha em Adelaide para dar continuidade ao início positivo de 2026.
No entanto, o grego foi surpreendido logo no primeiro encontro do ATP 250, com o favorito da casa Aleksandar Vukic a vencer em dois sets muito equilibrados, 7-6(3), 7-6(5).
Agora na 33.ª posição mundial, Tsitsipas está determinado a recuperar a melhor forma em Melbourne - local de boas memórias, depois de ter alcançado a final do Open da Austrália em 2023.
Momento marcante
Houve cenas dramáticas na qualificação do Open da Austrália, com uma celebração prematura de Sebastian Ofner a transformar-se num colapso desastroso frente a Nishesh Basavareddy.
O austríaco começou a festejar e dirigiu-se confiante para a rede após conquistar um ponto que o colocou a vencer por 7-1 no tie-break do set decisivo - esquecendo-se de que são necessários 10 pontos para vencer o tie-break do último set, e não os habituais sete.
O que se seguiu, com Ofner a regressar ao fundo do campo, foi digno de pesadelo, com Basavareddy a vencer oito dos nove pontos seguintes e a salvar dois match points 'reais' para triunfar 4-6, 6-4, 7-6(11).
Para agravar o sofrimento de Ofner, o norte-americano celebrou o feito notável simulando um gesto de 'engasgar' com as mãos no pescoço.
Melhores trocas de bola
Baez protagonizou este ponto incrível na final de Auckland frente a Mensik.
Mboko exibiu ténis de grande nível em Adelaide, incluindo este ponto frente a Anna Kalinskaya.
Próximos eventos
Agora todas as atenções estão voltadas para o Open da Austrália, nas próximas duas semanas, com Jannik Sinner e Madison Keys a tentarem defender os seus títulos em Melbourne, enquanto Carlos Alcaraz e Iga Swiatek apontam ao objetivo de completar o Career Grand Slam.
Há vários encontros de primeira ronda a merecer destaque nos próximos dias, incluindo Alex de Minaur - Matteo Berrettini, Barbora Krejcikova - Shnaider e Andreeva - Donna Vekic.
Consulte o calendário ATP e o calendário WTA através dos links.

