Recorde as incidências da partida
Bublik, que venceu por 6-4, 0-6 e 6-4 em menos de uma hora e meia, vai defrontar nos oitavos de final o americano Ben Shelton, 13.º do ranking, ou o checo Jakub Mensik, 23.º, vencedor do Masters 1000 de Miami em courts duros em março.
Desde a edição de 2013 do torneio, em que o antigo número 1 mundial Roger Federer também foi eliminado na terceira ronda pelo japonês Kei Nishikori, que um campeão em Madrid desaparecia do sorteio tão rapidamente como Rublev .
A derrota do russo, que enfrentou Bublik este domingo, pela primeira vez em terra batida, fará com que saia do top 10 do próximo ranking ATP, pela primeira vez desde setembro de 2022.
Rublev venceu apenas um jogo esta época (perdeu quatro) nos Masters 1000, os torneios mais importantes depois dos quatro Grand Slams.
Antes do torneio de Madrid, o seu algoz cazaque não tinha conseguido somar duas vitórias consecutivas no circuito principal desde Wimbledon, em julho de 2024.
O melhor resultado de Bublik (4 títulos ATP) na capital espanhola é uma derrota nos quartos de final contra o especialista em terra batida, Casper Ruud, em 2021.