Depois de um início difícil frente ao número 3 mundial, o francês elevou cada vez mais o nível do seu jogo para levar a melhor sobre o alemão por 4-6, 6-3, 6-2 e ganhar o direito de defrontar o checo Jiří Lehečka (19.º) por um lugar nos quartos.
No forno de Xangai, Arthur Rinderknech foi apanhado de surpresa, cedendo dois break points logo no primeiro jogo. Num deles, a passagem de backhand de Alexander Zverev estava mesmo fora do alvo. O francês acabou por segurar o seu serviço, mas não no seguinte, quando Zverev o quebrou com um potente forehand.
Sólido nos seus jogos de serviço, o n.º 3 do mundo manteve a sua vantagem para vencer o set por 6-4 em 43 minutos com um forehand imparável.
A situação inverteu-se no segundo set, quando Rinderknech quebrou a 2-1 com um delicioso drop shot e depois com uma curta passada de backhand para escapar a 4-1 perante um Zverev desorientado pela variedade de pancadas do francês.
Com o seu adversário um pouco tímido, Rinderknech, nas nuvens, concluiu o set com um jogo de serviço branco.
No set decisivo, Rinderknech, a jogar a um nível muito elevado, continuou a disfarçar o seu prestigiado adversário, quebrando-o em 1-1 e perdendo por 3-1.
Zverev, que estava a sofrer, perdeu mais um jogo de serviço contra um adversário que multiplicava os drop shots vencedores para voar para a vitória.
Com Giovanni Mpetshi Perricard a ter-se qualificado na véspera, depois de ter batido o quarto classificado do mundo, o americano Taylor Fritz, haverá dois franceses nos oitavos de final.