Mais

Ténis: Confirmada rotura do tendão de Aquiles para Holger Rune

Rune foi forçado a retirar-se
Rune foi forçado a retirar-seTT News Agency, TT News Agency / Alamy / Profimedia

Holger Rune venceu o primeiro set contra Ugo Humbert nas meias-finais de Estocolmo, mas no segundo set lesionou-se gravemente e saiu em lágrimas do court, ficando agora confirmada a rotura do tendão de Aquiles.

Recorde aqui as incidências do encontro

O dinamarquês não conteve as lágrimas, atravessou o court e saiu com a ajuda de um fisioterapeuta. A época está a terminar muito mal e as hipóteses de participar no ATP Finals estão dissipadas.

A mãe e empresária de Holger, Aneke Rune, informou os meios de comunicação dinamarqueses que o seu filho tinha rasgado o tendão de Aquiles.

"Ele tem uma rotura do tendão de Aquiles na perna esquerda. Não há qualquer dúvida sobre isso. Vai falhar três a seis meses", disse a mãe de Rune. O filho jogou o duelo com uma ligadura na coxa da perna esquerda.

Foi na capital sueca que Rune conquistou um dos seus cinco títulos do Tour em 2022. O adversário de Humbert na final de domingo será Casper Ruud, que derrotou Denis Shapovalov na outra meia-final. O norueguês está a lutar por um lugar no ATP Finals.

Rune perdeu assim uma hipótese real de se qualificar para o ATP Finals em Turim, onde só esteve no ano passado. Está classificado em 12.º lugar e se tivesse ganho o torneio, teria ultrapassado Ruud para ficar com o segundo lugar de suplente.

Assim, teria podido participar nos torneios indoor de Basileia e Paris para se qualificar diretamente entre os oito melhores jogadores da época. No entanto, terá de desistir destes dois eventos e o início da próxima época está também em risco.