A competição arranca oficialmente a 18 de janeiro (domingo) com a 1.ª ronda dos quadros de singulares masculinos e femininos, embora o programa inicial de qualificação decorra ao longo da semana anterior.
Enquanto decorrem os jogos de qualificação, a recém-criada AO Opening Week oferece aos adeptos do ténis a oportunidade de participar em várias atividades lúdicas, espetáculos ao vivo e experiências imersivas. Para além de poderem assistir à presença de várias lendas retiradas e estrelas em atividade, os visitantes podem também acompanhar o sorteio do quadro principal no palco Grand Slam Oval, dedicado aos adeptos.
Após duas semanas de competição intensa, o Australian Open 2026 termina no domingo, dia 1 de fevereiro, com a final masculina.
Melbourne Park
Tal como tem acontecido há quase quatro décadas, o Australian Open deste ano será disputado no Melbourne Park.
Antes de se fixar na sua atual casa em 1988, o Kooyong Lawn Tennis Club – situado a menos de nove quilómetros nos subúrbios sudeste de Melbourne – foi responsável por acolher o torneio durante os 15 anos anteriores. Embora o evento tenha sido realizado em Melbourne mais vezes do que em qualquer outra cidade ao longo da sua longa história, o Australian Open também já teve lugar em Brisbane, Sydney, Perth, Adelaide e na Nova Zelândia (Christchurch em 1906 e Hastings em 1912).
O Melbourne Park conta com impressionantes 39 campos de ténis, embora os seus seis campos de terra batida não estejam em funcionamento. A competição é sempre disputada em piso duro neste local, mas durante os primeiros 82 anos foi jogada em relva. Existem três courts principais no Melbourne Park: Rod Laver Arena (capacidade para 15 mil pessoas), John Cain Arena (10.500 lugares) e Margaret Court Arena (7.500 lugares). A imponente Rod Laver Arena é o segundo maior recinto desportivo coberto da Austrália, apenas atrás da Qudos Bank Arena em Sydney, com capacidade para 21 mil espectadores.
Graças à dimensão colossal do Melbourne Park e à sua localização de fácil acesso, o Australian Open regista habitualmente números de público superiores aos outros três Grand Slams. Em janeiro passado, mais de 1,2 milhões de pessoas marcaram presença no evento.
Provas
Apesar de os melhores jogadores de singulares do mundo serem inevitavelmente o centro das atenções, o Australian Open também acolhe provas de pares, cadeira de rodas e juniores.
Eis a lista completa das provas que vamos acompanhar em Melbourne:
Singulares Masculinos
Singulares Femininos
Pares Masculinos
Pares Femininos
Pares Mistos
Singulares Masculinos em Cadeira de Rodas
Singulares Femininos em Cadeira de Rodas
Pares Masculinos em Cadeira de Rodas
Pares Femininos em Cadeira de Rodas
Singulares Quad em Cadeira de Rodas
Pares Quad em Cadeira de Rodas
Singulares Juniores Masculinos
Singulares Juniores Femininos
Pares Juniores Masculinos
Pares Juniores Femininos
Singulares Juniores Masculinos em Cadeira de Rodas
Singulares Juniores Femininos em Cadeira de Rodas
Pares Juniores Masculinos em Cadeira de Rodas
Pares Juniores Femininos em Cadeira de Rodas
AO Legends Trophy
Um pequeno grupo de profissionais retirados vai participar no AO Legends Trophy, uma prova de exibição que garante momentos de entretenimento descontraído para o público presente. O evento de lendas faz parte do calendário do Australian Open há vários anos, mas uma alteração de formato em 2025 tornou-o mais apelativo. Após o lançamento bem-sucedido do ano passado, a competição coloca frente a frente a ‘Equipa Austrália’ e a ‘Equipa Mundo’ em encontros masculinos, femininos e mistos.
A edição inaugural do AO Legends Trophy foi conquistada pelos anfitriões, com o bicampeão de Grand Slam Lleyton Hewitt a liderar o seu país rumo à glória. O evento contou com vários ex-jogadores de topo mundial, incluindo Pat Rafter, Samantha Stosur, Tommy Haas e Daniela Hantuchová.
Prémios Monetários e Pontuação
O prémio total deste ano ascende a uns impressionantes 111,5 milhões de dólares australianos, um aumento colossal de 16% face ao valor de 2025. Este montante é distribuído de acordo com o desempenho dos jogadores, sendo o valor recebido proporcional ao progresso no torneio. Quem for eliminado na 1.ª ronda tem direito a um prémio de 150 mil dólares australianos, enquanto os participantes que não ultrapassarem a qualificação também recebem uma pequena parte do bolo.
O Australian Open tem atribuído prémios iguais a homens e mulheres há 24 anos (e também entre 1984 e 1995), pelo que haverá uma distribuição equitativa dos fundos entre os dois géneros. Como gera mais receitas do que os restantes segmentos, as divisões de singulares recebem uma fatia maior do prémio total.
Os campeões em título Jannik Sinner e Madison Keys arrecadaram 3,5 milhões de dólares australianos ao vencerem a edição do ano passado, enquanto os finalistas Alexander Zverev e Aryna Sabalenka levaram para casa 1,9 milhões. Os próximos vencedores do torneio vão receber 4,15 milhões de dólares australianos, um valor recorde para apenas duas semanas de trabalho.
Além do generoso prémio monetário, os campeões recebem também 2.000 pontos ATP/WTA. Tal como acontece com os prémios em dinheiro, a atribuição dos restantes pontos depende do desempenho de cada jogador.
Australian Open 2026 – Calendário
Para facilitar o planeamento dos horários de visualização, apresentamos o calendário completo do Australian Open deste ano. Tenha em atenção que todas as datas seguem o fuso horário local de Melbourne (Australian Eastern Daylight Time), pelo que deverá ajustar o seu relógio em conformidade.
Segunda-feira, 12 de janeiro a quinta-feira, 15 de janeiro: Todas as rondas de qualificação
Domingo, 18 de janeiro: Início da 1.ª ronda – Singulares Masculinos e Singulares Femininos
Segunda-feira, 19 de janeiro: Início da 1.ª ronda – Pares Masculinos e Pares Femininos
Quarta-feira, 21 de janeiro: Início da 1.ª ronda – Pares Mistos
Sábado, 24 de janeiro: Início da 1.ª ronda – Singulares Juniores Masculinos, Singulares Juniores Femininos e AO Legends Trophy
Domingo, 25 de janeiro: Início da 1.ª ronda – Singulares Masculinos em Cadeira de Rodas, Singulares Femininos em Cadeira de Rodas, Pares Masculinos em Cadeira de Rodas, Pares Femininos em Cadeira de Rodas, Singulares Quad em Cadeira de Rodas, Pares Quad em Cadeira de Rodas, Pares Juniores Masculinos, Pares Juniores Femininos
Terça-feira, 27 de janeiro: Início dos quartos de final – Singulares Masculinos, Singulares Femininos, Pares Femininos, Pares Mistos
Quarta-feira, 28 de janeiro: Meias-finais – Pares Mistos.
Início dos quartos de final – Pares Masculinos, Pares Juniores Masculinos, Pares Juniores Femininos.
Quinta-feira, 29 de janeiro: Meias-finais – Singulares Femininos, Pares Masculinos, Pares Femininos, Singulares Masculinos em Cadeira de Rodas, Singulares Femininos em Cadeira de Rodas, Pares Juniores Masculinos, Pares Juniores Femininos, Pares Juniores Masculinos em Cadeira de Rodas, Pares Juniores Femininos em Cadeira de Rodas
Sexta-feira, 30 de janeiro: Final – Pares Mistos, Pares Masculinos em Cadeira de Rodas, Pares Femininos em Cadeira de Rodas, Pares Quad em Cadeira de Rodas, Pares Juniores Masculinos, Pares Juniores Femininos, Pares Juniores Masculinos em Cadeira de Rodas, Pares Juniores Femininos em Cadeira de Rodas.
Meias-finais – Singulares Masculinos
Quartos de final – Singulares Juniores Masculinos, Singulares Juniores Femininos
Sábado, 31 de janeiro: Final – Singulares Femininos, Pares Masculinos, Pares Femininos, Singulares Masculinos em Cadeira de Rodas, Singulares Femininos em Cadeira de Rodas, Singulares Quad em Cadeira de Rodas, Singulares Juniores Masculinos em Cadeira de Rodas, Singulares Juniores Femininos em Cadeira de Rodas
Meia-final – Singulares Juniores Masculinos, Singulares Juniores Femininos
Domingo, 1 de fevereiro: Final – Singulares Masculinos, Singulares Juniores Masculinos, Singulares Juniores Femininos
Campeões de 2025
Jannik Sinner está a apontar à conquista do seu terceiro título consecutivo no Australian Open, depois de já se ter tornado o jogador mais jovem a alcançar dois triunfos seguidos em Melbourne Park desde que Jim Courier conseguiu esse feito há mais de três décadas. Após superar Daniil Medvedev numa final épica em 2024 para conquistar o seu primeiro Grand Slam, o tenista italiano venceu Alexander Zverev em sets diretos na final do ano passado.
Se quiser defender com sucesso o seu título, é provável que tenha de enfrentar o número 1 mundial, Carlos Alcaraz, em algum momento. Os dois talentos encontraram-se na final dos três restantes Grand Slams em 2025, após a polémica suspensão de Sinner por doping durante três meses. O espanhol saiu vencedor em Roland Garros e Flushing Meadows, enquanto Sinner conquistou Wimbledon, com ambos a manterem o domínio no circuito ATP. Defrontaram-se também numa partida equilibrada nas ATP Finals do mês passado, onde Sinner garantiu o seu segundo título de final de época em casa.
Na prova feminina de singulares, Madison Keys surpreendeu ao vencer como 19.ª cabeça de série, conquistando o seu primeiro e único Grand Slam até à data. Depois de ultrapassar várias adversárias complicadas para chegar à final, Keys precisou de três sets para derrotar a favorita Aryna Sabalenka, que procurava erguer a Taça Memorial Daphne Akhurst pela terceira vez consecutiva.
O melhor resultado de Keys antes deste sucesso histórico em Melbourne tinha sido no US Open 2017, onde terminou como vice-campeã após uma derrota frente à compatriota Sloane Stephens.
