Carlos Alcaraz: "Persegui este objetivo, Nole, tu inspiras-me"

Alcaraz e Djokovic na cerimónia de entrega de prémios
Alcaraz e Djokovic na cerimónia de entrega de prémiosREUTERS/Edgar Su

"A pré-época foi uma montanha-russa, cabeça baixa e muito trabalho"., referiu Carlos Alcataz. "Foi uma grande viagem, não sei o que acontecerá nos próximos meses", afirmou Novak Djokovic.

Recorde as incidências da partida

"Novak, o que fazes inspira-me. É uma honra ter partilhado o court e o balneário contigo, obrigado por tudo o que fazes. És uma enorme inspiração", referiu Carlos Alcaraz durante a cerimónia de entrega do troféu de vencedor do Australian Open, o único título do Grand Slam que lhe faltava.

"Obrigado à minha equipa: só vocês sabem o quanto trabalhei para alcançar este objetivo", sublinhou o n.º 1 do ténis.

"A pré-época foi uma autêntica montanha-russa, mantivemos a cabeça baixa e trabalhámos muito. Empurraram-me todos os dias para fazer as coisas certas e estou muito grato a cada um de vós. Este troféu é vosso. É estranho ver o Rafa (Nadal) na bancada: é uma honra ter partilhado treinos contigo, ver-te é um privilégio", acrescentou.

"Obrigado a todos os que tornam este torneio fantástico, é sempre um prazer regressar todos os anos. O carinho que sinto na Austrália é incrível, tanto dentro como fora do court. Agradeço-vos porque me apoiaram nos momentos difíceis. Mal posso esperar por voltar no próximo ano", concluiu Carlos Alcaraz.

"Carlos, o que fizeste é histórico"

"Parabéns, Carlos, a melhor palavra para o que conseguiste é histórico. Desejo-te o melhor para o resto da tua carreira. És muito jovem, tal como eu... espero que nos voltemos a encontrar muitas vezes nos próximos anos", reagiu Novak Djokovic após a final do Open da Austrália, conquistada por Carlos Alcaraz.

"Foi uma grande viagem, não sei o que vai acontecer nos próximos meses", acrescentou depois, dirigindo-se ao público, a quem também agradeceu.

"Nestes dois últimos encontros deram-me algo que nunca tinha sentido na Austrália, apoio e positividade. Para ser sincero, não esperava estar aqui novamente numa cerimónia de encerramento de um Grand Slam. Ajudaram-me a disputar dois encontros que nunca pensei jogar, frente ao Jannik e ao Carlos", disse Djokovic.

"Agradeço à minha equipa, que me aturou. Não foi uma viagem tranquila, mas vocês são o meu pilar", acrescentou ainda Djokovic, que depois se dirigiu também a Rafa Nadal, presente na bancada: "Foi uma honra partilhar o court contigo e agora ver-te na bancada junto do público, obrigado".