Medvedev: "Mudança de treinador foi um momento decisivo na minha carreira"

Daniil Medvedev
Daniil MedvedevKELLY DEFINA / GETTY IMAGES ASIAPAC / GETTY IMAGES VIA AFP

Daniil Medvedev, que no verão de 2025 terminou uma colaboração de oito anos com o treinador Gilles Cervara, afirmou esta sexta-feira em Melbourne que essa alteração foi para si “um momento de viragem”.

Desde que passou a ser orientado pelo sueco Thomas Johansson e pelo australiano Rohan Goetzke, o russo conquistou o torneio ATP 250 em Almaty, em outubro, e em Brisbane, no início de janeiro, interrompendo assim uma série de mais de dois anos sem títulos no circuito ATP.

A decisão de se separar de Gilles Cervara, sob cuja orientação triunfou no US Open em 2021, foi “muito importante”, admitiu o atual 12.º tenista do mundo durante a conferência de imprensa de antevisão ao Australian Open (18 de janeiro – 1 de fevereiro).

No fim de contas, foi o momento certo para dar esse passo”, avaliou o três vezes finalista em Melbourne (2021, 2022, 2024).

“Foi uma mudança que me ajudou imenso. Inicialmente, contratei-os (Johansson e Goetzke) a título experimental até ao final da época de 2025. Mas adoro trabalhar com eles e penso que eles também gostam de trabalhar comigo, por isso decidimos continuar” em 2026.

Obviamente, é um estilo de liderança completamente diferente do de Cervara, mas estamos a divertir-nos imenso e tudo está a correr na perfeição, sinto-me fantástico em campo”, sublinhou Medvedev, que na primeira ronda do Australian Open vai defrontar o neerlandês Jesper de Jong (73.º ATP).

“Quando comecei à procura de um novo treinador, queria alguém que compreendesse o meu estilo de jogo, aquilo que faço em campo. Quando falei com eles (Johansson e Goetzke), percebi logo que tinham essa compreensão”, destacou o russo.

Vencedor de 22 torneios de singulares ao longo da carreira, Medvedev admitiu esta sexta-feira que o seu objetivo agora é conquistar “um segundo título na cidade onde já venceu”.

Mas estamos em Melbourne”, onde ainda não triunfou, “por isso espero primeiro alcançar o 23.º título, antes de conseguir vencer pela segunda vez na mesma cidade”, brincou o tenista destro de 29 anos.