Nadal é operado à mão e brinca com ausência no Open da Austrália

Nadal, num evento em Miami
Nadal, num evento em MiamiFoto por ALEXANDER TAMARGO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Rafa Nadal anunciou esta sexta-feira que foi submetido a uma operação à mão direita, situação que aproveitou para fazer uma piada sobre a ausência no primeiro Grand Slam do calendário do ténis.

O que em tempos seria visto como uma tragédia, agora não passa de uma brincadeira: o rei de Roland Garros confirmou que não vai competir em breve em Melbourne, tal como o seu amigo Roger Federer, embora este último seja a grande atração da cerimónia de abertura.

"Parece-me que não vou poder disputar o Open da Austrália em janeiro. Tive de ser operado à mão devido a um problema que já arrastava há bastante tempo, mas espero recuperar rapidamente!", escreveu o tenista espanhol numa publicação descontraída, acompanhada por uma imagem onde surge com o braço ao peito.

Nadal falhou a edição anterior, que se realizou cerca de dois meses depois de se ter retirado, e também não esteve presente em 2024. A sua última presença como profissional foi em Málaga, na eliminatória da Taça Davis frente aos Países Baixos, onde nada pôde fazer para evitar a derrota perante um sólido Van de Zandschulp, que lhe deu poucas hipóteses (duplo 6-4).

A sua última presença na Rod Laver Arena foi no início de 2023, quando venceu Draper, que agora está entre os 10 primeiros do ranking mundial. Dias depois, porém, Rafa acabou por ser eliminado por McDonald, que triunfou de forma rápida e em menos de duas horas e meia (4-6, 4-6 e 5-7).