Open da Austrália: 45°C esperados em Melbourne

Zverev em ação em Melbourne
Zverev em ação em MelbourneDAVID GRAY / AFP

O índice que orienta o protocolo de "calor extremo" atingiu o seu máximo esta terça-feira, no Open da Austrália, mas sem impacto na programação dos quartos de final, que estão a disputar-se sob o teto da Rod Laver Arena, numa altura em que a temperatura pode chegar aos 45°C em Melbourne.

O primeiro quarto de final do quadro feminino entre Aryna Sabalenka e Iva Jovic foi disputado com o teto aberto. A n.º 1 mundial venceu numa altura em que o termómetro marcava 38°C.

No entanto, o índice do protocolo de "calor extremo" para proteger a saúde dos jogadores, que considera fatores como o calor e a humidade, atingiu o valor máximo de 5 por volta das 13:30 (01:30 em Portugal) e o teto da Rod Laver Arena foi fechado.

Os encontros dos torneios de pares e juniores, agendados para os courts secundários sem cobertura, foram interrompidos. O torneio de ténis em cadeira de rodas, que deveria começar esta terça-feira, foi adiado por um dia.

O índice do protocolo de "calor extremo" já tinha atingido o valor 5 no sábado, quando a temperatura se aproximou dos 40°C. Os jogos no exterior foram interrompidos durante cerca de cinco horas, até que o índice voltou a descer.