Recorde as incidências da partida
Mais uma exibição de luxo de Carlos Alcaraz. O Open da Austrália não é uma competição acessível. Isso é evidente. Alexander Zverev, além disso, mostrou ser um adversário muito difícil de ultrapassar. Que serviço. Que potência em cada pancada. Que versatilidade a defender e atacar com inteligência.
Num encontro que durou 5 horas e 27 minutos, Carlos Alcaraz garantiu a presença na final do Open da Austrália.
Zverev é um tenista extremamente completo. Um dos melhores do Mundo que, longe de facilitar a tarefa a Alcaraz, realizou uma exibição de alto nível. Conseguiu forçar vários erros do espanhol. Inquietou. Desgastou... mas acabou por ficar à porta da glória numa das melhores noites do Open da Austrália 2026.
Alcaraz teve de ir buscar forças. O espanhol passou por grandes dificuldades físicas, sobretudo a partir do terceiro set, frente a um Alexander Zverev agressivo em Melbourne.
Zverev dá luta
Alcaraz entrou no encontro com autoridade. O espanhol venceu o primeiro set por 6-4 frente a um Zverev que mostrou as suas melhores qualidades, como o serviço, por exemplo.
No segundo set, Alcaraz sentiu mais dificuldades. O espanhol teve de inverter um set que parecia perdido. Alcaraz estava disposto a sofrer. Numa das suas habituais recuperações, virou o resultado a seu favor e levou o set ao tie-break, onde impôs o seu jogo (7-6).
Problemas físicos
O terceiro set foi ainda mais complicado para Alcaraz. O espanhol vomitou no relvado e sentiu cãibras que o colocaram em risco. Ainda assim, conseguiu continuar, forçando um tie-break. Aí, o germânico foi superior (7-6 / 7-3).
O quarto set foi um verdadeiro suplício físico para Alcaraz. O espanhol já não estava inteiro. Chegou mesmo a estar em risco a sua continuidade em Melbourne. Alcaraz resistiu e forçou novo tie-break. Mais uma vez, Zverev, com um serviço impressionante, aproveitou vários erros do espanhol e venceu o tie-break (7-6 / 7-4).
Um quinto set fenomenal
O quinto set foi uma autêntica batalha. Zverev entrou melhor. Parecia mais fresco fisicamente do que o espanhol. Alcaraz guardou energias para o final do encontro e conseguiu igualar para um 5-5 emocionante, após quase cinco horas de jogo, frustrando a vitória do alemão.
Alcaraz recuperou e fechou com um 7-5 que lhe garantiu o passaporte para a final da Austrália. Derrota muito dura para um Zverev que, provavelmente, disputou um dos melhores encontros da sua carreira. Alcaraz, entre algodões, superou todos os obstáculos para marcar presença na final de domingo.
