Open da Austrália: Jaime Faria faz “jogo bem conseguido” e segue “mais bem preparado”

Jaime Faria avançou na Austrália
Jaime Faria avançou na AustráliaProfimedia

O tenista português Jaime Faria destacou o “jogo bem conseguido” frente ao belga Alexander Blockx e disse sentir-se "mais bem preparado" no regresso à segunda ronda do quadro principal do Open da Austrália, primeiro major da época.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Foi um jogo bem conseguido. Acho que entrei um bocadinho nervoso, o meu adversário também. Percebi que era o primeiro encontro dele em quadros do Grand Slam e não ia ser nada fácil. É um jogador em forma. Acabou de entrar no top 100. Pensava que ele podia estar um pouco limitado, mas mostrou que não ao longo do encontro”, comentou à Lusa o jovem jogador de 22 anos.

Jaime Faria, que figura no 151.º lugar no ranking ATP, superou o adversário transalpino (95.º ATP), dois anos mais jovem, em quatro sets, com os parciais de 6-3, 3-6, 6-3 e 6-4, ao fim de duas horas e 28 minutos.

Não sei se serviu ao seu melhor nível, mas acabou o encontro a servir muito bem. Foi melhorando nesse aspeto. Mas acho que tenho mérito. Consegui fazer ‘breaks’ em alturas fulcrais do encontro e servi bem. Consegui aguentar bem o meu serviço”, justificou o tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis.

À semelhança de 2025, Jaime Faria conseguiu ultrapassar os três encontros da fase de qualificação e superar a ronda de abertura do quadro principal de singulares do Happy Slam, registando assim quatro triunfos consecutivos.

Sabe bem, é verdade, mas agora é continuar a trabalhar e descansar bem já para os próximos encontros. Porque o próximo é na quarta-feira. A sensação de estar de volta à segunda ronda do quadro é muito boa. Sinto que este ano vou um bocadinho mais bem preparado para esta segunda ronda e que, à partida, não será um adversário tão difícil como o melhor de todos os tempos”, acrescenta Faria, eliminado há um ano pelo sérvio Novak Djokovic.

Na fase seguinte em Melbourne Park, Jaime Faria vai defrontar o vencedor do encontro entre o italiano Matteo Arnaldi (65.º ATP) e o russo Andrey Rublev, 13.º cabeça de série.

Será sempre um adversário de grande nível. Tenho de estar pronto para fazer um grande jogo e estar nas mesmas condições fisicamente. Acho que o Rublev vai vencer. É favorito. Arnaldi joga muito bem também, mas, se tivesse de apostar, diria Rublev. Agora é descansar bem e recuperar para quarta-feira estar a 100%”, rematou o tenista lisboeta, a jogar pela quinta vez consecutiva o quadro principal de um torneio do Grand Slam.