Open da Austrália: Matteo Berrettini forçado a desistir, com Macdonald a defrontar De Minaur

Matteo Berrettini em ação num encontro de preparação
Matteo Berrettini em ação num encontro de preparaçãoMIKE OWEN / GETTY IMAGES VIA AFP

Um dos encontros mais aguardados da primeira ronda do quadro masculino foi cancelado depois de o italiano, número 56 do ranking, ter desistido devido a uma doença não especificada.

Berrettini estava a tentar recuperar a tempo depois de ter sentido dificuldades no encontro de exibição de quinta-feira no Kooyong Tennis Club frente ao australiano Tristan Schoolkate, mostrando sinais de desconforto ao perder por 7-5 6-3.

De seguida, retirou-se de um jogo de treino na semana de abertura em Melbourne Park frente ao jovem norueguês Nicolai Budkov Kjaer devido a uma doença não revelada e estava a tentar recuperar a tempo do encontro de segunda-feira à tarde com Alex De Minaur na Rod Laver Arena.

O antigo finalista de Wimbledon, que já surpreendeu nas rondas iniciais em Melbourne Park ao eliminar Rafael Nadal na segunda ronda da edição de 2023, anunciou a sua desistência esta segunda-feira.

Lamento muito ter de desistir do torneio”, afirmou Berrettini no sábado à noite, hora local: “Sempre gostei de estar e jogar aqui, sentir o vosso apoio incrível. Obrigado ao torneio pela fantástica organização e espero voltar a ver-vos muito em breve.

O norte-americano, número 113 do ranking, Mackenzie Macdonald foi escolhido como lucky loser e vai disputar o quadro principal pela sétima vez em oito anos no Open da Austrália, depois de ter perdido a última ronda do qualifying frente ao canadiano Liam Draxl na quinta-feira.

A melhor prestação de Macdonald no Open da Austrália foi em 2021, quando perdeu nos oitavos de final frente ao futuro finalista Daniil Medvedev.

De Minaur venceu Macdonald nos três confrontos anteriores, sendo o mais recente em fevereiro de 2022.